Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

MOÇAMBOLA-2009 - Matchedje, 0 – Costa do Sol, 0 : Com golos ficava bem

O MATCHEDJE conseguiu o seu primeiro ponto no Moçambola ao empatar, sem golos, na tarde de sábado, no Estádio da Machava, com o Costa do Sol em partida da segunda jornada da primeira volta do Moçambola-2009.

Imagem Corporativa do Clube Costa do Sol de Maputo
Foi uma igualdade que até certo ponto castiga o Costa do Sol que para além de ter tido maior posse de bola foi a equipa que mais se preocupou em conseguir os três pontos do que propriamente os treinados por Nacir Armando que muito cedo passaram a assumir o empate como sendo o resultado menos mau, daí que não poucas vezes fizeram ante jogo e ao que nos pareceu chegaram mesmo a simular faltas e assim “obrigaram” o árbitro do encontro, Bernardino dos Santos, a conceder cerca de oito minutos de compensação.

Vindo de uma derrota na Beira e sabendo que o seu potencial não era igual ao do Costa do Sol, Nacir Armando optou por montar uma equipa que defendia em bloco não abrindo muitos espaços para que Josimar, Ruben ou outro que fosse conseguissem desequilibrar como têm feito normalmente.

Desta forma, os “canarinhos” ressentiram-se disso e tiveram muitas dificuldades para abrir a muralha defensiva e das poucas vezes que ainda o fizeram com alguma inteligência faltou frieza para o toque final, sobretudo por parte de Tό que teve durante o jogo duas situações claras para o golo: a primeira foi aos 36 minutos quando, a passe de Josimar, surgiu isolado, mas sem calma suficiente, permitindo a antecipação de Victor e a segunda, já ao apagar das luzes, quando desperdiçou a última grande oportunidade de golo.

Após receber uma sobra resultante de uma insistência do ataque da sua equipa, o melhor marcador do Moçambola-2007, mesmo isolado, acabou rematando de forma desenquadrada com a baliza de Victor.

Entretanto, apesar de cedo ter demonstrado preocupações marcadamente defensivas, com o tempo os “militares” ainda conseguiram crescer, principalmente na segunda parte e criaram alguns calafrios à defensiva contrária, mas Antoninho teve que estar bastante atento para negar o golo.

A oportunidade mais flagrante foi de Chana, aos 77 minutos, pois ganhou o esférico e deixou Mambo na corrida, só que estranhamente no lugar de continuar a correr parou e depois fez um remate frouxo para Antoninho encaixar. Mas há que realçar igualmente um remate de Cal, aos 39 minuto, que saiu bem fraquinho para Antoninho defender, e um outro de Avu, que saiu ligeiramente por cima da baliza.

O tempo escasseava e João Chissano tentava refrescar a equipa, mas nem Elfídio, que entrou no lugar de Silvério, conseguiu trazer a pontaria que faltava no jogo e assim o nulo acabou sendo o resultado final num jogo em que o Costa do Sol deixou escapar os três pontos que manteriam a liderança ainda que partilhada.

Apesar de em alguns momentos ter sido lento para sancionar as faltas o trabalho da equipa chefiada por Bernardino dos Santos esteve à altura do encontro, mas poderia ter sido melhor.

Ficha técnica

Arbitro: Bernardino dos Santos, auxiliado por Mário Albino e Daniel Calavete.

Quarto árbitro: Filimão Filipe.

Matchedje: Victor, Caló, Casimiro, Cufa e Vasco; João, Zuze (Rogério), Vieira e Silva (Avô); Chana e Paíto (Abdul).

Costa do Sol: Antoninho, João, Jonas, Kito e Nhabanga; Silvério (Elfídio), Josimar, Mambo, Ruben; Marufo (Perry) e Tó.

Acção disciplinar: cartão amarelo para Victor e Chana, do Matchedje, e para To, do Costa do Sol.

ATANÁSIO ZANDAMELA