Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

TORNEIO DA COSAFA DE SUB-20 - “Mambinhas” jogam cartada para as meias-finais


OS semifinalistas do Torneio da Cosafa de Sub-20, que se realiza em Kimberly, uma localidade que se situa a 300 quilómetros de Joanesburgo, serão conhecidos hoje, data que encerra a fase de grupos. A Selecção Nacional da categoria, os “Mambinhas”, vai jogar a sua última cartada nesta fase novamente diante do Madagáscar, face à desqualificação das Ilhas Comores, que integrava com os dois países a série D.


As Comores foram suspensas por insuficiências do seu plantel.

Os “Mambinhas” e os malgaxes defrontaram-se inicialmente na segunda-feira, não tendo ido para além de um empate sem abertura da contagem. Isto leva a que o jogo de hoje seja de muito risco para os “Mambinhas” que, para poderem sonhar com a outra fase, precisam de conter o nervosismo e falta de pontaria que acusaram no primeiro encontro.

O técnico Amade Chababe Amade terá tomado as devidas precauções para que a equipa não claudique, o que a acontecer vai colocar os “Mambinhas” num lugar de descrédito no grupo das selecções do escalão a nível da região. Aliás, a promessa feita por Chababe foi de melhorar a prestação no torneio da Fundação Eduardo dos Santos (FESA), que se realizou no mês passado na cidade angolana Malange, em que os “Mambinhas” foram terceiros classificados num grupo de quatro equipas, tendo para o efeito derrotado a sua congénere da Suazilândia, por 2-0, depois de perderem com as Ilhas Maurícias pela mesma contagem. Angola foi o vencedor do torneio com duas vitórias diante dos suázis e mauricianos.

ANGOLA NA ROTA DE MOÇAMBIQUE

O mais provável é os “Mambinhas” cruzarem-se com a selecção de Angola, caso transitem para as meias-finais de sexta-feira. Os angolanos, isolados na liderança do Grupo B, sendo os únicos vitoriosos da série, decidem o acesso às meias-finais com a Suazilândia, uma equipa que bem conhecem, pois defrontara e derrotara no torneio da FESA. Nesta série está a Namíbia, que já concluiu os seus jogos.

O vencedor da série de Moçambique (D) defronta o da série B.

Na série A, a África do Sul é tida como certa nas meias-finais, pois está isolada no comando com duas vitórias e hoje mede forças com as Ilhas Seychelles, que conta com uma vitória, à semelhança da Zâmbia e do Lesoto, que igualmente jogam entre si. Os sul-africanos poderão cruzar-se com o Malawi ou Zimbabwe, que partilham a liderança da série C com uma vitória e um empate cada. Porém, as coisas podem complicar-se para o Malawi, pois defronta a não menosprezável selecção do Botswana. Por seu turno, o Zimbabwe cruza-se com as Ilhas Maurícias.

De salientar que as séries A e C contam com quatro equipas, enquanto a B integra três, mesmo número que a D deveria comportar, caso as Ilhas Comores não tivessem sido desqualificadas.

Amanhã é dia de descanso das equipas. As meias-finais serão disputadas na sexta-feira e sábado está reservado para o apuramento do terceiro classificado, entre os vencidos das “meias”, enquanto domingo é dia da grande final.