Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Doutoramento “Honoris Causa” outorgado à menina de ouro: Carreira de Mutola é um inestimável capital de saberes - considera Rogério Utui, Reitor da U

OS grandes palcos do atletismo planetário já não fazem parte do quotidiano de Lurdes Mutola.

Doutoramento “Honoris Causa” outorgado à menina de ouro
Agora restam as reminiscências das gloriosas duas voltas à pista, debaixo de estrondosos aplausos e em reconhecimento a um país que soube se expressar no mundo inteiro através da sua super campeão. E é esse país que, incansavelmente, vai prestando o devido tributo à sua “menina de ouro”, através de iniciativas governamentais e de instituições públicas e privadas. Na segunda-feira, foi a Universidade Pedagógica (UP) que, valorizando e acreditando nos feitos mundialmente reconhecidos da atleta, decidiu conferir-lhe o título honorífico de Doutora “Honoris Causa”.

Foi uma ocasião ímpar, particularmente para aquele estabelecimento de Ensino Superior, que passou a contar no seu corpo Doutoral, na área de Ciências de Educação Física e Desportos, com uma personalidade da estatura de Lurdes Mutola, cujo reconhecimento ultrapassa as nossas fronteiras, conforme elucidou o respectivo Reitor, Rogério Utui, falando numa cerimónia presenciada pelo Ministro da Educação e Cultura, Aires Ali, pelo Presidente do Município de Maputo, David Simango, docentes, estudantes e outros convidados.

Ministro da Educação e Cultura Aires Aly
Segundo o Reitor, ao se outorgar esta distinção à “menina de ouro”, a UP pretende não só reconhecer o exemplo ímpar de convicção, dedicação e força de vontade que ela representa para a nossa juventude, mas, acima de tudo, criar um espaço naquela universidade para que Mutola possa abraçar o sonho de construir um mundo melhor pela educação.

“Os seus conhecimentos acumulados na arena da vida constituem um inestimável capital de saberes que pretendemos que sejam preservados e transmitidos às gerações vindouras. Tal é o papel da Universidade. Resgatar saberes que existem no mundo, sistematizá-los e depois restituí-los à sociedade de forma ainda mais enriquecida”, afirmou Rogério Utui.

UP PRESTIGIADA

David Simango, Ministro da Juventude e Desportos

Explicando as razões do acto, Utui disse que o título de Doutor “Honoris Causa” é outorgado pelo Conselho Universitário a individualidades que se tenham distinguido pelo saber ou pela sua actuação na sociedade, em prol das artes, das ciências, das letras, do melhor entendimento entre os povos ou da valorização do ser humano. É uma prática tradicional com grande significado na vida académica e prestigia não apenas a personalidades homenageada como também a instituição que atribui o título.

"A comunidade universitária aqui reunida e representada reconhece a contribuição prestada por Maria de Lurdes Mutola à sociedade moçambicana e ao desporto no mundo inteiro e presta-lhe esta justa homenagem. A vida formou-a como uma campeã e as suas vitórias fazem dela a melhor atleta moçambicana de sempre”, referiu o Reitor, recordando que já em 1993 a Faculdade de Ciências de Educação Física e Desportos da UP reconhecia-lhe o título honorífico de Mestre em Desportos, mostrando deste modo que no mundo académico o saber e o conhecimento constroem-se também fora das paredes da Universidade.

Rogério Utui informou que a UP está empenhada na busca da excelência e da qualidade, daí estarem em curso, em todas as unidades orgânicas, actividades de impacto que contribuem para o engrandecimento científico, tecnológico, cultural e patriótico do povo moçambicano. Na área da Educação Física e Desportos, segundo contou, é notória a acção da Universidade a nível da formação, pesquisa e prestação de serviços à comunidade.

Como exemplos, referiu que a Faculdade oferece cursos de educação física e desporto e de gestão desportiva na graduação e na pós-graduação, um mestrado em ensino de educação física e desporto e outro em desporto para treinamento de crianças e jovens.

Utui anunciou, na ocasião, a realização, em Maputo, do XIII Congresso de Educação Física e Desportos dos países de língua portuguesa, de 30 de Março a 2 de Abril de 2010, sob os auspícios da Universidade Pedagógica.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.