Três transitam para a Liga A de xadrez
OS xadrezistas Pedro Chambule, Person Abrantes e Panhasse Mutequiua transitaram para a fase final do Campeonato Nacional da modalidade, mais conhecido por Liga A, ao alcançarem três das quatro vagas que dão acesso à prova que se realizará em princípios do próximo ano, ao fim de sete jornadas de disputa da Liga B.
Chambule, Abrantes e Mutequiua juntam-se deste modo na Liga A com Mateus Viageiro, campeão em título, Wilton Calicoca, Miguel Macone, Donaldo Paiva, Mariano Maia e Pedro Ventura.
Enquanto isso, Milton Botão e Guimarães Lucas, ambos da Cidade de Maputo, e Arlindo Bernardo, de Nampula, vão ao desempate para a quarta e última vaga na Liga “A”. As partidas de desempate realizar-se-ão daqui a sensivelmente dois meses, como deu a entender fonte da Federação Moçambicana de Xadrez (FMX).
Grande destaque vai para Pedro Chambule (Maputo-Cidade) que, depois de despromovido da Liga A para a Liga secundária no ano passado, foi esmagador durante as sete jornadas de acesso à fase final do “Nacional”. Não perdeu sequer uma partida, relegando para longe do seu alcance Person Abrantes (Beira) e Panhasse Mutequíua (Nampula).
Quem igualmente regressa à Liga A é Panhasse Mutequiua, enquanto Milton Botão aguarda pela sorte na disputa de partidas de desempate para a quarta vaga.
Recordar que a Liga B vinha sendo disputada desde o último domingo na sede da FMX e teve o seu epílogo quarta-feira, tendo envolvido 10 xadrezistas de várias regiões do país.