Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

CAN ANGOLA-2010 - Quem jogará com quem? - eis a questão, a 48 horas do sorteio, sendo certo que os “Mambas” não enfrentarão Malawi, Gabão e Burkina Fa

ESTÁ toda a gente expectante! Nós moçambicanos, que ainda guardamos bem fresquinhas as reminiscências da sensacional vitória (1-0) sobre a Tunísia, sábado passado, no Estádio da Machava, e consequente qualificação para o Campeonato Africano das Nações Angola-2010.

Pelembe a por um altleta Tunisino a dançar marabenta
Igualmente estão os próprios organizadores da prova, os camaroneses, os nigerianos, os ganeses, os zambianos e todos os outros apurados para a maior competição futebolística do continente.

Afinal, quem jogará com quem? Eis a questão, pertinente e necessária, que se coloca quando estamos a 48 horas do sorteio, a ter lugar em Luanda, com toda a pompa e circunstâncias. Quanto aos “Mambas”, já é certo o seguinte: estarão no pote “C” do sorteio, juntamente com as selecções do Malawi, Gabão e Burkina Faso, pelo que nenhum destes será seu adversário.

Após a conclusão, no sábado, da etapa de apuramento e definitivamente conhecidos os 16 países que corporizarão o CAN do próximo ano, a decorrer entre 10 e 31 de Janeiro, nas cidades angolanas de Luanda, Benguela, Lubango e Cabinda, os adeptos africanos do jogo da bola começaram já a fazer os seus prognósticos e conjecturas em relação, primeiro, à composição dos quatro grupos, e, depois, aos prováveis vencedores. Trata-se de um exercício extremamente difícil, pois, mesmo reconhecendo que as equipas não são iguais em absoluto, as surpresas que marcaram a campanha fizeram as delícias do público e fazer um vaticínio pode ser um grande risco.

É que, à excepção do Senegal, nosso “carrasco” na corrida para a edição anterior, o Gana-2008, e de Marrocos, que nos últimos anos tem estado a baixar drasticamente, todas as outras potências africanas estarão em terras angolanas. Referimo-nos, concretamente, ao Egipto, detentor do título e país com maior número de troféus conquistados, Camarões, Gana, Costa do Marfim e Nigéria.

Ora, perante este quadro, quem efectivamente se pode dar ao luxo de apontar, antecipadamente, o nome do futuro campeão? Até porque, sem contar com os “Faraós”, que ainda vão decidir a sua vida esta tarde, diante da Argélia, em partida a ter lugar no Sudão, os outros “colossos” serão os representantes do continente no Mundial da África do Sul-2010.

No entanto, porque os resultados de um desafio de futebol não obedecem a lógicas irrefutáveis, e a presente campanha foi bastante fértil em surpresas, nada nos garante que o próximo “rei” do futebol africano sairá, indubitavelmente, daquele quinteto. Isto porque, embora considerados, “a priori”, fora do quadro dos candidatos ao título, formações como Angola, que na qualidade de anfitriã aposta tudo para fazer um brilharete, tendo, inclusive, ido buscar o conceituado técnico português Manuel José, Mali, Tunísia, Argélia e Zâmbia, apesar de estar a perder o reinado na zona austral do continente, estão em perfeitas condições de alcançar o pedestal de honra.

Participando na fase final do CAN pela quarta vez, mas desta vez com um time mais ambicioso, audaz e com provas dadas através de um percurso de dois anos em que se travou de razões com algumas das melhores selecções de África, Moçambique surge no grupo das equipas aparentemente fora da luta pelo título, procurando, acima de tudo, elevar a sua fasquia para transitar da fase de grupos. Juntamente com os “Mambas” estão os restantes participantes na prova, designadamente Togo, Burkina Faso, Benin, Malawi e Gabão.

O POTE “C”

O sorteio do CAN Angola-2010 está aprazado para depois de amanhã, sexta-feira, em Luanda. A fim de tomar parte nesta importante cerimónia, que os angolanos pretendem torná-la numa verdadeira operação de charme, já começaram a afluir àquela cidade diversas personalidades ligadas ao futebol continental, entre dirigentes, futebolistas escolhidos para a ocasião e jornalistas. A Federação Moçambicana de Futebol far-se-á representar pelo seu secretário-geral, Filipe Johane.

Segundo o tradicionalmente definido, apenas dois países já conhecem os respectivos grupos, na qualidade de cabeças-de-série. Trata-se do organizador e do campeão em título, neste caso Angola e Egipto, respectivamente. Assim, os “Palancas Negras” estarão no Grupo “A”, em Luanda, enquanto os “Faraós” encabeçarão o Grupo “C”. Os líderes dos outros dois grupos deverão sair do quarteto Camarões/Gana/Costa do Marfim/Nigéria.

Dominguez entre dois malgaxes (Arquivo)
Moçambique, face à sua posição no “ranking” da CAF, estará incluído no pote “C” do sorteio – o penúltimo – juntamente com as selecções do Gabão, Burkina Faso e Malawi, o que significa que não as defrontará na primeira fase. Portanto, os seus adversários sairão de todos os outros participantes na competição, menos este triunvirato.

Nas edições em que tomou parte, a turma moçambicana, no Egipto-1986, fez parte do Grupo “A”, com sede no Cairo, ao lado dos anfitriões, Costa do Marfim e Senegal; na África do Sul-96 esteve no Grupo “D”, em Port Elizabeth, tendo como adversários Gana – na altura jogava Abedi Pele –, Costa do Marfim e Tunísia; e em Burkina Faso-98 outra vez no Grupo “D”, em Bobo Dioulasso, com Egipto, Marrocos e Zâmbia.

Em duas ocasiões, os “Mambas” estiveram no grupo da selecção que viria a sagrar-se campeã, coincidentemente, os “Faraós”. Do grupo das equipas que já defrontaram, estarão ausentes de Angola, Senegal e Marrocos.