Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

De pequeno se torce o pepino!

DE pequeno se torce o pepino, ou seja, submeter a criança à prática de educação física e desporto desde pequeno é a essência do projecto “Internacional Inspiration” do Reino Unido e que visa formar jovens líderes para fomentarem aquela actividade nas escolas do ensino primário no país.

Pequenada durante alguns exercícios na Secundária Noroeste I
O projecto, que tem como parceiros a UK Sports, British Council, UNICEF e os Ministérios da Educação e Cultura (MEC) e da Juventude e Desportos (MJD), foi lançado segunda-feira na Escola Secundária Noroeste I, na cidade de Maputo, e vai abranger 10 escolas de Maputo-cidade e província, Sofala, Manica, Zambézia, Nampula e Cabo Delgado, que estarão em parceria com o mesmo número de estabelecimentos de ensino do Reino Unido.

Quarenta professores em representação das escolas abrangidas dos dois países (metade para cada lado) estão envolvidos nos trabalhos que se iniciaram com o lançamento do projecto na “Noroeste I”. Os parceiros promoveram um seminário no mesmo dia, em que foram abordados a essência e o alcance do projecto.

O plano é, segundo Laura Forte, da St. Paul’s Academis de Londres, um legado dos próximos Jogos Olímpicos que o Governo Britânico (anfitrião) pegou para alcançar milhões de crianças das quais se espera que despontem os futuros atletas olímpicos. Aliás, segundo explicou, a implementação do projecto é resposta à promessa feita por aquele país europeu antes de ganhar a candidatura para acolher os Jogos.

Em Moçambique espera-se que sejam formados 200 jovens líderes dos 11 aos 16 anos para treinarem crianças, algumas das quais se pretendem que sejam futuros líderes e pioneiros deste movimento em todas as províncias do país.

O principal objectivo é que até os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, tenham sido alcançados 12 milhões de crianças em 20 países em vias de desenvolvimento, alguns dos quais da Ásia, Europa do Leste, Brasil, África do Sul e Nigéria. O projecto já foi implementado na Zâmbia e Azerbeijão.

Daqui a um ano alguns jovens líderes moçambicanos viajarão para Inglaterra para troca de experiências.

Intervindo no seminário sobre o projecto, o director nacional de Programas Especiais, Eurico Banze, apelou aos parceiros para que, no âmbito deste programa, dêem o seu apoio para a capacitação técnica dos professores de educação física, visto que há um maior défice nos poucos recursos humanos disponíveis nesta área.

Salientou que a formação de recursos humanos para esta área constitui o maior desafio do MEC. A este problema junta-se a falta de material desportivo e infra-estruturas desportivas, razão pela qual a educação física e desporto são quase impraticáveis na maior parte das escolas primárias do país.

Por seu turno, Lisa MCManus, da British Council, destacou que a visão do “Internacional Inspiration” é, para além de fomentar nas crianças o gosto pelo desporto, desenvolver as suas capacidades. Aliás, ficou provado que a prática desportiva aumenta as capacidades físicas e intelectuais e proporciona uma saúde sã.

Uma das apostas dos parceiros do projecto é trabalhar com as escolas de modo a equacionarem-se as formas de como envolver o desporto no currículo escolar.

A directora da UNICEF no país, Anjane Mangalagiri, realçou que a parceria servirá de catalisador para o que já foi planificado no país dentro das políticas do Governo.

“Não é para iniciar o processo, porque felizmente a fundação básica já existe. O plano estratégico da Educação inclui políticas do desporto. Aliás, esta diz que Educação Física deve ser parte integrante do ensino O que esta parceria vai trazer são as metodologias e técnicas para tornar a implementação da educação física e desporto numa realidade nas escolas”, frisou aquela dirigente.