Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Férias Desportivas Escolares: Governo reforça movimento com mais material


O GOVERNO, através da Direcção da Juventude e Desportos da Cidade de Maputo, distribuiu mais bolas ontem aos distritos urbanos da capital do país com vista a reforçar cada vez mais o movimento de férias desportivas escolares, que decorre há sensivelmente uma semana, envolvendo 15 mil crianças nas modalidades de futebol, basquetebol, atletismo, voleibol e
ginástica.
 

O material, que incluiu 200 bolas de futebol e 770 coletes, foi entregue aos directores distritais na sede do Grupo Desportivo Mahafil tendo, na ocasião, o director da Juventude Desportos da Cidade de Maputo, António Munguambe, apelado para maior empenho dos envolvidos de modo que o movimento, que serve para a ocupação das crianças durante o período de férias escolares, atraia mais crianças por forma a distanciarem-se de outros males que enfermam a sociedade.

Dirigindo-se aos jovens delegados distritais e monitores, Munguambe destacou a necessidade de associar as actividades desportivas às culturais, de modo a oferecer igualmente espaço àquelas crianças que, fora do gosto pelo desporto, tem por exemplo o gosto pela dança.

“Estamos aqui para encontrar soluções conjuntas, que passam por um ensaio do trabalho que pretendemos fazer e vermos em que condições vamos trabalhar. Apercebi-me de algumas dificuldades no encontro com os directores distritais, mas vamos corrigir isso. É por essa razão que houve a necessidade de envolver igualmente aqueles que trabalham dia-a-dia no terreno para consubstanciar, através dos imputes que forem a dar, as ideias para a busca de soluções”, afirmou Munguambe.

Entretanto, a problemática de falta de espaços para a prática desportiva torna-se mais evidente nos bairros o que, de certo modo, compromete o maior envolvimento de crianças para iniciativas como estas. De salientar que maior parte de espaços desportivos foi usurpado a nível da cidade de Maputo para atender a outros fins.  


Entretanto, 50 das 200 bolas de futebol serão dirigidas ao Bebec, movimento que envolve crianças das equipas que foram desqualificadas do Torneio de Futebol Infanto Juvenil, com o mesmo nome, que decorre paralelamente com as férias desportivas escolares. Esta foi uma estratégia da Direcção da Juventude e Desportos da Cidade de Maputo, de modo a que a petizada que ficar fora das diferentes fases do Bebec tenha espaço de ocupação durante as férias escolares.