Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

BASQUETEBOL-TAÇA DOS CAMPEÕES DE ÁFRICABasquetebol - Taça dos Campeões de África: Ferroviário-Desportivo: embate decisivo

QUEM acompanhará o Inter de Luanda à fase final da Taça dos Campeões de África de Basquetebol Sénior Feminino? Esta é a questão que se coloca um dia depois do início da segunda volta da Fase de Qualificação Zonal para a maior competição africana de clubes.



O Ferroviário do Maputo e o Desportivo, que medem forças entre si, a partir das 18.00 horas, no pavilhão do Maxaquene, lutam para ocupar a segunda vaga, uma vez que a primeira não deverá fugir à campeã angolana.

As “alvi-negras” partem mais confiantes e moralizadas para este duelo, se se atender que na primeira volta venceram as “locomotivas”, por 64-60. Este triunfo permitiu igualmente que as comandadas de Nazir Salé, campeãs africanas em 2007 e 2008, estejam em vantagem na classificação em relação ás de Armando Meque, e possam até festejar o apuramento para a fase final caso voltem a vencer.

Estes indicadores fazem com que as “locomotivas” estejam obrigadas a vencer por mais de quatro pontos, de modo a anular a vantagem “alvi-negra”. Conforme se pode depreender, está-se perante um jogo decisivo que pode desde já definir o representante nacional no “Africano” da Tunísia.

No que diz respeito àquilo que poderá ser o desenrolar do encontro, é de esperar que o vencedor só seja encontrado após o apito final dado o equilíbrio qualitativo entre os “teams”. Aliás, antevê-se que este confronto seja uma cópia do primeiro: muito competitivo, emocionante, com a incerteza no resultado a prevalecer.

O Inter de Luanda, líder da prova, fica de fora devido ao número ímpar de equipas.
BEIRENSES FRENTE AO 1° DE AGOSTO

Maputo, Sexta-Feira, 22 de Outubro de 2010:: Notícias


Em masculinos, a situação está praticamente definida. O 1º de Agosto já está apurado para a fase final e o Maxaquene, mais dia, menos dia, deverá também carimbar o passaporte. Mas enquanto matematicamente houver chances, o Ferroviário da Beira vai fazendo as contas.

Todavia, no jogo de hoje frente ao 1° de Agosto, pontuável para a quarta jornada, não deverá ajudar muito, visto que os beirenses não reúnem argumentos para travar o campeão africano.

As contas de apuramento do vice-campeão nacional ficaram comprometidas após a derrota com o Maxaquene. Por isso só um desaire dos “tricolores” fará com que os pupilos de José Delfino voltem a equilibrar as contas.

No entanto, a avaliar pelos adversários que o Maxaquene terá pela frente as probabilidades de perder são diminutas. Hoje o campeão nacional joga com o JBC do Zimbabwe e os dois não deverão fugir, a menos que aconteça um milagre.

O desafio mais difícil dos comandados de Inaque Garcia será, amanhã, com o UNZA da Zâmbia, mas mesmo aí superarão este obstáculo com maior ou menor dificuldade. No mesmo dia, o Ferroviário da Beira defronta o JBC.
Noutros jogos marcados para hoje, o NAPSA da Zâmbia mede forças, as 14:00 horas, com o UNZA na abertura da quarta ronda.


RESULTADOS E JOGOS



ONTEM


Femininos

Inter de Luanda (ANG)-Fer. Maputo (MOÇ) (81-44)

HOJE


Pavilhão do Maxaquene


14.00 h - NAPSA (ZAM)-UNZA Pacers (ZAM) (MASC)

16.00 h – Maxaquene (MOÇ)-JBC (ZIM) (MASC)

18.00 h – Fer. Maputo (MOÇ) -Desportivo (MOÇ) (FEM)
20.00 h – Fer.Beira (MOÇ)-1 de Agosto (ANG) (MASC)

CLASSIFICAÇÕES



MASCULINA


J V D B P

1° DE AGOSTO 3 3 0 320-168 6

Maxaquene 3 2 1 212-204 5

Fer.Beira 3 2 1 210-201 5

UNZA 3 1 2 184-249 4

JBC 3 1 2 198-255 4

NAPSA 3 0 3 227-274 3

FEMININA (1ª VOLTA)


J V D B P

INTER CLUBE 2 2 0 135-111 4

Desportivo 2 1 1 116-125 3

Ferroviário 2 0 2 119-134 2