Dezoito quilos de ouro para Lurdes Mutola
Mutola foi eleita por unanimidade por um júri liderado por Carmen Izquierdo Vergara, presidenta daquela agremiação.
Lurdes Mutola participou nos Jogos Olímpicos de Beijing, sendo também de destacar o seu compromisso social. A Embaixadora das Nações Unidas para a Infância criou uma fundação que ostenta o seu nome para a promoção do desporto e educação dos jovens.
Os membros do júri falaram do prémio a favor da atleta moçambicana, depois de terem analisado as 27 candidaturas pertencentes à Bélgica, EUA, Espanha, França, Itália, Moçambique e Rússia.
Este prémio é concedido ao atleta, equipa ou instituição de forma moderada. Um feito que distingue os atletas que mais se destacam no deporto e na superação do esforço humano competitivo ou participativo, o que por sua actividade e compromisso é importante divulgar de forma a incentivar e promover o desporto em todas as suas modalidades.
Nas anteriores edições este troféu ficou a mercê dos seguintes atletas: Juan Antonio Samaranch (2002); Zinedine Zidane (2003); Miguel Induráin (2004); Juan Oiarzabal (2005); Futebol Clube de Barcelona (2006) e Arantxa Sánchez Vicario (2007).
O prémio é uma obra original de ouro de 18 quilos de Cristóbal Gabarrón, artista que deu nome à fundação. Será entregue hoje no Teatro Calderon de Valladolid, no decurso de uma gala em que serão concedidos os galardões aos nove premiados nas respectivas categorias.