Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI

A conquista do “tetracampeonato” português faz do FC Porto o clube com mais títulos nacionais e internacionais de futebol, dos 30 primeiros países do "ranking"da UEFA, nos primeiros nove anos do século XXI.

FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI

Ao garantir o sexto título nacional neste século, o FC Porto soma 16 troféus conquistados desde 2001: seis campeonatos, três Taças de Portugal, quatro Supertaças Cândido de Oliveira, uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA e uma Taça Intercontinental.

O“tetra” permitiu aos "dragões" distanciarem-se dos franceses do Olympique de Lyon, que contabilizam 15 conquistas no século XXI (sete campeonatos, uma Taça de França, uma Taça da Liga e seis Supertaças), mas estão praticamente afastados da luta pela revalidação do título.

Também com 16 troféus, mas fora do "top-30" do "ranking" da UEFA, os arménios do Pyunik já conquistaram neste século oito campeonatos, três Taças, a última das quais no sábado frente ao Banants, e cinco Supertaças.

Com menos dois troféus, surgem os alemães do Bayern de Munique (cinco campeonatos, quatro Taças, duas Taças da Liga, uma Liga dos Campeões e uma Taça Intercontinental), que ainda lutam pela vitória na "Bundesliga", os lituanos do Kaunas (seis campeonatos, quatro Taças e três Supertaças), e os escoceses do Celtic, que actualmente seguem na segunda posição do campeonato, depois de já terem ganho a Taça da Liga esta época.

A possibilidade de revalidar os títulos da “Premier League” e da Liga dos Campeões, permitem aos ingleses do Manchester United, com 12 troféus conquistados (quatro campeonatos, uma Taça de Inglaterra, duas Taças da Liga, três Supertaças, uma Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes), aspirar a um dos lugares cimeiros neste "ranking".

Igualmente com 12 títulos, os pentacampeões gregos, Olympiacos, apenas com troféus internos (oito campeonatos, três Taças e uma Supertaça) e os russos do CSKA de Moscovo (três campeonatos, quatro Taças, quatro Supertaças e uma Taça UEFA), superam alguns dos grandes europeus: Real Madrid (10), Liverpool (9), AC Milan e Inter Milão (8), Arsenal (7), Chelsea e Juventus (6) e Barcelona (5).

Pelo meio, surgem equipas com registos igualmente notáveis, internamente, como o Dínamo de Kiev (11), Levski de Sófia, PSV Eindhoven e Shakhtar Donetsk (10), Ajax, Dínamo Bucareste, Club Brugge, Apoel, Dínamo de Zagreb e Glasgow Rangers (9).

No contexto nacional, nos últimos nove anos, o “tetra” do FC Porto duplicou o número de troféus conquistados pelo Sporting e o triplicou os do Benfica. Com um campeonato, três Taças e quatro Supertaças, os "leões" ocupam o segundo lugar do "ranking" luso, com mais quatro troféus do que o Benfica, que ganhou uma vez cada prova nacional.

A Taça de Portugal conquistada em 2005 e a Taça da Liga de 2008 fazem do Vitória de Setúbal a quarta equipa com mais títulos no corrente século, à frente do Boavista, que venceu a Liga em 2001.

A liderança do FC Porto no contexto da União Europeia, no século XXI pode até ser reforçada, se, a 31 de Maio, a equipa comandada por Jesualdo Ferreira bater o Paços de Ferreira na final da Taça de Portugal.