O Costa do Sol vence Textáfrica por uma bola sem resposta
O Costa do Sol regressou à liderança do campeonato nacional de futebol, Moçambola-2009, após vencer, na sua deslocação a Chimoio, o Textáfrica, por uma bola sem resposta. João Chissano apostou tudo o que tinha para vencer esta partida, já que jogava num terreno nada fácil para os chamados grandes da prova. Um golo na segunda parte do encontro ditou a vitória dos “canarinhos”, que reassumem o comando do Moçambola, depois de o terem perdido na última jornada da primeira volta, quando empatou diante do Maxaquene. Na altura, a Liga venceu o Matchedje.
Venda de Sadomba prejudica Liga
A Liga Muçulmana, por seu turno, entrou para esta jornada como campeão de inverno, mas a venda de Sadomba acabou prejudicando os objectivos desta formação, que se viu somar a terceira derrota nesta prova, desta feita na sua deslocação a Tete. As energias dos “muçulmanos” estiveram abaixo da forma e o HCB injectou uns “kilowatts” que o permitem estar colado, na classificação, ao grupo dos grandes, como é o caso de Maxaquene e Ferroviário da Beira, ambos com 22 pontos, estando a quatro pontos da dupla Desportivo e Ferroviário de Maputo. Massitari, a nova contratação dos “muçulmanos”, não fez esquecer a saída de Sadomba e ainda não começou a ajudar a Liga no Moçambola-2009.
Estreia perfeita do Conde
Chiquinho Conde, que se estreou no comando do Ferroviário de Maputo, viu a sua equipa vencer o seu homónimo de Nampula, aproximando-se assim do topo, colado aos “alvi-negros”, e a dois pontos da Liga Muçulmana. Jerry mostrou, mais uma vez, a sua veia goleadora e assinou o golo dos campeões nacionais, isolando-se ainda mais na lista dos melhores marcadores.
O Desportivo de Maputo, que também jogou fora, não deixou seus créditos em mãos alheias e venceu o FC de Lichinga, também pelo mesmo resultado de uma bola sem resposta.
Uma vez lanterna, sempre lanterna
O Ferroviário de Nacala, que mudou de treinador, tendo chamado Uzaras Mohamed para inverter o actual cenário, voltou a descarrilar na sua deslocação a Maputo, desta feita, diante do Atlético Muçulmano, por uma bola sem resposta, e manteve-se na cauda da tabela classificativa, comprometendo a sua permanência no Moçambola em 2010. O golo de Eboh foi suficiente para desestabilizar os “locomotivas” de Nacala, embora o seu técnico se mostrasse contente, ao considerar que conquistou uma equipa a partir desta partida.
Já o Maxaquene, que também estreou o seu técnico Zoran Pesic, não teve um bom começo desta segunda volta, ao consentir um empate a uma bola diante do Chingale de Tete. Mustafá ainda deu alegria aos adeptos “tricolores”, mas Zé fez questão de estragar a festa do jugoslavo na sua estreia no Moçambola-2009, empatando a partida. De resto, foi uma estreia pálida do novo técnico “tricolor”.
Finalmente, o Ferroviário da Beira voltou a marcar passo nesta prova, ao empatar diante do Matchedje, em Maputo, na abertura da 14ª jornada, no sábado. Os “locomotivas” do Chiveve pressionaram o seu adversário, mas não conseguiram mostrar a sua superioridade em números de golos, permitindo um empate a uma bola diante dos militares.
Dois estreantes na próxima jornada
A 15ª jornada e segunda da segunda volta vai ter um sansacional Ferroviário de Maputo e Maxaquene, naquele que será o embate entre dois treinadores novos nos seus clubes, isto é, Chiquinho Conde, no Ferroviário, e Zoran Pesic, no Maxaquene. Os dois “muçulmanos”, Liga e Atlético, defrontam-se na mesma jornada em que o líder Costa do Sol recebe o Matchedje. O Desportivo vai ter pela frente o Ferroviário de Nacala e os “locomotivas” do Chiveve terão pela frente o HCB de Songo. Chingale de Tete vai medir forças com o Textáfrica e, finalmente, o lanterna vermelha, Ferroviário de nacala, joga com o FC de Lichinga.
</m:defjc></m:rmargin></m:lmargin></m:dispdef></m:smallfrac>