Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

19.Mai.09

Região Austral - Qualificação para o “Mundial” de Voleibol : A vez das meninas!

A CAPITAL do país volta, a partir de amanhã, a acolher o Campeonato Africano da Região Austral (zona VI) de qualificação para o “Mundial” em seniores femininos a realizar-se no próximo ano no Japão, depois de há duas semanas ter recebido a mesma prova em masculinos.

Campeonato Africano da Região Austral (zona VI) de qualificação para o “Mundial”
Quis o sorteio que Moçambique fizesse a sua estreia na quinta-feira frente à Suazilândia, ficando assim de fora da primeira ronda devido ao número ímpar de equipas.

No que diz respeito aos jogos agendados para amanhã, o Zimbabwe mede forças com a África do Sul e a Suazilândia defronta as Maurícias.

Todavia, as atenções estarão exclusivamente viradas para a equipa nacional, já que a expectativa é enorme no seio do grupo e o factor casa pode jogar um papel primordial para a realização de uma boa prestação.

Hoje a turma moçambicana realiza mais uma sessão de treino no pavilhão do Maxaquene e não da Escola Secundária Francisco Mayanga como vinha acontecendo há sensivelmente dois meses. Carlos Garcia, seleccionador nacional, tem, nas últimas semanas, trabalhado com alguma insistência vários modelos tácticos por forma a suplantar as contingências de cada jogo.

COMEÇAR A GANHAR

A Suazilândia é teoricamente o adversário mais acessível da prova. Por isso pede-se que Moçambique se estreie a vencer para nas jornadas subsequentes, onde terá pela frente o Zimbabwe, Maurícias e África do Sul, lutar por mais um triunfo que possa permitir que ocupe um dos dois primeiros lugares que dão acesso à segunda e última fase africana de acesso ao “Mundial”.

É frente à África do Sul, Zimbabwe e Maurícias que a equipa nacional terá, tudo indica, que travar grandes pelejas para garantir o passaporte para a segunda e última fase africana tendo em vista o apuramento para o Mundial”, a disputar-se no país do sol nascente.

Para melhor se concentrar, as “meninas” iniciam hoje o estágio que se prolongará até domingo, último dia de prova.

Entretanto, as selecções estrangeiras e os árbitros começaram a chegar ontem à capital do país.

Eis a lista final das 12 atletas que integrarão a Selecção Nacional de Voleibol: Joaquina Roque, Amélia Cumbi, Celeste Homane, Guilhermina Cossa, Sílvia Tazama, Hortência Salha e Sátira Chongo (GRAAL); Riana Ibraimo, Marília Mabjaia e Elma Conceição (TVSD); Catarina Borges (Maputo Jet´s) e Nalia Vitorino (Fair Ladies)