Taça UEFA está de volta
AS atenções voltam-se hoje e amanhã para o regresso das competições europeias, com o arranque da primeira mão dos dezasseis-avos-de-final da Taça UEFA, onde o Sporting de Braga, a única equipa portuguesa ainda em prova, defronta o R. Standard de Liège.
É de salientar ainda as partidas entre o Zenit, detentor do título, e o Estugarda; Werder Bremen - AC de Milão e
Fiorentina Ajax, sendo que este último realiza-se amanhã.
O REGRESSO DO ZENIT
Para vários conjuntos, estas eliminatórias a duas mãos constituem os primeiros jogos oficiais do ano, mas tal não impediu o Zenit St. Petersburg de, na época passada, ter chegado à final e vencido o seu primeiro troféu da UEFA.
Após ter terminado a participação na Liga dos Campeões, ao ficar em terceiro no Grupo H. O Zenit está de volta para defender o título, mas, como há 12 meses, quando se superiorizou ao Villarreal através de golos marcados fora de casa, a equipa russa defrontará o novo adversário complicado, o Estugarda.
A AMEAÇA DO MILAN
O Estugarda é uma das quatro equipas alemãs ainda em prova e, enquanto Hamburgo e Wolfsburg terminaram os respectivos grupos na primeira posição, originando deslocações na primeira mão aos terrenos do NEC Nijmegen e do Paris Saint-Germain, o Werder Bremen defronta o AC Milan depois de ter transitado da Champions League.
Esta competição europeia de clubes é a única que falta ao palmarés dos rossoneri e, com uma equipa recheada de estrelas, incluindo Paolo Maldini, Andrea Pirlo, David Beckham, Kaká, Ronaldinho, Andriy Shevchenko, Alexandre Pato e Clarence Seedorf, os milaneses estão apostados em conquistar o troféu.
CSKA ESCOLHE ZICO
Outros encontros em destaque são os que opõem a Fiorentina ao quatro vezes campeão europeu Ajax ou o duelo entre especialistas em taças internas, Shakhtar Donetsk e Tottenham, que se encontram na Ucrânia num dos cinco jogos agendados para amanhã.
Várias equipas do mesmo país poderão encontrar-se nos oitavos-de-final e o Tottenham é precisamente uma delas, embora somente se levar a melhor sobre o Shakhtar e o Aston Villa se superiorizar ao CSKA de Moscovo, vencedor da prova em 2004/05 e que, no Inverno, escolheu o brasileiro Zico como o novo treinador da equipa.
POSSÍVEL DUELO UCRANIANO
Ao passo que as equipas inglesas já se encontraram por duas vezes na Taça UEFA, os conjuntos ucranianos jamais se enfrentaram nas provas europeias. Isso, no entanto, poderá mudar esta época, caso Dínamo de Kiev e Metalist Kharkiv passem à fase seguinte. Antes, porém, terão de eliminar respectivamente o Valência e a Sampdória.
REPRESENTAÇÃO DINAMARQUESA
Pela primeira vez em cinco anos, o campeonato da Dinamarca terá dois representantes em prova após a pausa invernal Aalborg e København , enquanto o Bordéus e o Galatasaray defrontar-se-ão pela quarta vez em três épocas, num duelo em que o conjunto turco espera alcançar o primeiro triunfo sobre o anfitrião francês.
JOGOS DE HOJE
Dínamo de Kiev - Valência
Zenit - Estugarda
Olimpiacos - St Etienne
Aston Villa - CSKA de Moscovo
Werder Bremen - AC Milan
Sampdória - Metalist
NEC -Hamburg
PSG - Wolfsburg
Bordéus - Galatasaray
AaB - Deportivo
Braga - Standard
JOGOS DE AMANHÃ
Lech - Udinese
Shakhtar - Tottenham
København - Man. City
Marselha - Twente
Fiorentina - Ajax