Preparação para CAN e Mundial de 2010: “Mambas” em peso frente à Suazilândia
A SELECÇÃO Nacional de Futebol estará em peso, a partir da próxima segunda-feira, para dar início à preparação do encontro amigável de quarta-feira, frente à sua congénere da Suazilândia.
Forçada a cancelar, esta semana, a habitual sessão das terças-feiras, devido à realização de duas partidas em atraso da 18ª jornada do Moçambola-2009, designadamente Liga Muçulmana-Desportivo e Atlético Muçulmano-Chingale, a turma nacional enfrenta a Suazilândia como alternativa ao facto de Namíbia e Zimbabwe, que foram as primeiras escolhas da Federação Moçambicana de Futebol, terem cancelado a sua vinda a Maputo.
Após o embate de 20 de Junho, no Quénia, os “Mambas” retomaram as sessões semanais nos princípios do mês passado, com um total de 23 futebolistas que actuam no Moçambola.
“Enquanto eles têm condições de se juntar normalmente, nós não temos tido facilidades para fazer jogos de controlo, mesmo internamente. Como se sabe, a maior parte dos jogadores que constituem a selecção do Quénia actua no campeonato local, e é nesta que concentram as suas maiores atenções em termos de rodagem. O que nós estamos a fazer é tentar concentrar os internos para dotá-los de condições técnicas e tácticas para o seu melhor encaixe na filosofia do jogo dos “Mambas”, referiu.
Há dias, a turma nacional realizou um ensaio com os Sub-23, antes destes defrontarem o Lesotho, em partida amigável, ganhando por 3-1. Os “Mambinhas” preparam-se para o Torneio da CPLP, a realizar-se em Setembro próximo, no Brasil.
Facto curioso em redor destas duas formações relaciona-se com alguns convocados da selecção de Sub-23 também fazerem parte dos “Mambas”, casos de Mexer, Mustafá, Josimar, Ruben, Binó e Jerry, situação que divide os técnicos no que diz respeito à sua integração nesta ou naquela equipa, tendo em conta a coincidência de datas das provas em perspectiva.
Na óptica da equipa técnica, é imperioso que os Sub-23 sejam relançados e que tenham um trabalho regular, como base de sustentabilidade imediata dos “Mambas”. Eles farão treinos semanais, às terças-feiras, até à última semana de Agosto, altura em que estarão todos concentrados na capital do país, obedecendo a partir daí a treinos diários, antes de seguirem viagem para o Brasil, no derradeiro dia do mês.
A concentração poderá ser na Academia Mário Esteves Coluna, na Namaacha, local que oferece um clima e ambiente favoráveis para um trabalho com mais tranquilidade.