Jogos Pan-africanos de 2011
Os Jogos Pan-Africanos são um evento multiesportivo que acorre de quatro em quatro anos, exclusivamente para os atletas do continente africano. É organizado pela Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais Africanos.
Os primeiros Jogos ocorreram no ano de 1965 em Brazzaville, Congo, e possuem o reconhecimento oficial do Comitê Olímpico Internacional como um evento multiesportivo continental, bem como os Jogos Pan-americanos e os Jogos Asiáticos.
O fundador das Olimpíadas Modernas, Pierre de Coubertin, concebeu os Jogos Pan-africanos antes de 1920. Contudo, os poderes coloniais que governavam a África naquele tempo temeram a ideia, suspeitando que o aspecto de unificação do esporte entre a gente africana pudesse causar conflitos e afirmar a sua independência dos colonizadores.
As tentativas iniciaram-se para apresentar os Jogos em Argel, na Argélia em 1925, e em Alexandria, Egito em 1928, mas apesar da preparação bem elaborada, os esforços foram reprovados. O primeiro membro africano do COI, o velocista Angelo Bolanaki, doou fundos para erguer um estádio, mas os Jogos acabaram atrasados por mais três décadas.[1][2]
No início dos anos de 1960, os países falantes de francês da África organizaram os Jogos da Amizade, em Madagascar. No ano seguinte, Costa do Marfim sediou a segunda edição e mais tarde, no Senegal. Antes de que estes fossem concluídos, os ministros africanos da Juventude e Esporte encontram-se em Paris.
Como alguns países falantes de inglês já participavam, os Jogos foram rebatizados como Jogos Pan-africanos e passaram a ser reconhecido oficialmente pelo Comitê Olímpico Internacional. Até a edição de 1987, guerras e diversos problemas técnicos adiaram, transferiram e cancelaram edições dos Jogos Pan-africanos.[1][2]
Participaram ou participam 48 nações do continente africano:[a]