Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

CAN GABÃO/GUINÉ-EQUATORIAL-2012 - "Mambas" arrancam a meio-gás

 


A SELECÇÃO Nacional de Futebol teve ontem um arranque a meio-gás no Grupo “C” de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN), cuja fase final terá lugar simultaneamente no Gabão e na Guiné-Equatorial, ao empatar, em pleno Estádio da Machava, com a Líbia, sem abertura de contagem.



Os “Mambas” não tiveram aquele vigor que nos habituaram quando jogam no seu terreno em provas desta envergadura. Pelo menos ontem demonstraram muitas lacunas, principalmente no meio-campo, onde faltou o “maestro”, e no ataque, onde esteve também ausente um ponta-de-lança de raiz do estilo de Dário Monteiro, que prende os defesas e com eles briga pela posse do esférico para abrir as alas. Jogadores com estas características estiveram muito longe de se encontrar no nosso futebol.

A refazer-se ainda das aposentações de alguns jogadores preponderantes, casos de Tico-Tico, principalmente este que durante muito tempo apaziguou o balneário depois de Chiquinho Conde, os “Mambas” ainda precisam de muito trabalho, porque a jogarem assim certamente que vão atirar a toalha ao chão muito cedo.

Mart Nooij não foi muito feliz no esquema táctico que montou e muito menos nas substituições que operou, porque em nenhum momento a equipa reagiu, mesmo puxada pelo seu público. Os passes eram transviados e notava-se falta de coesão no grupo. Mas quem terá mesmo dado falta neste jogo, a avaliar pelo nível do adversário, foi o defesa esquerdo Paíto, que explora muito bem a sua ala e liberta Miro para questões ofensivas, que ontem ficou muito preso na defensiva, saindo esporadicamente para o ataque.

Este empate, atendendo que a Zâmbia recebeu e “esmagou” as Comores, por 4-0, pode ser fatal para Moçambique, sobretudo quando chegar a hora de fazer as contas finais de qualificação para a fase final.

Porém, o mais importante é que Moçambique não perdeu e só precisa de encarar os próximos jogos com outra postura, aquela de uma “mamba” venenosa!

Na próxima jornada, portanto, a segunda, a ter lugar no dia 3 de Outubro, os “Mambas” viajam para as Comores, enquanto a vizinha Zâmbia desloca-se ao norte de África para medir forças com a Líbia com quem empatamos ontem na Machava.
 
 
Fonte:Jornal Noticias