Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

10.Jun.10

“PROVINCIAIS” DE FUTEBOL - Ferroviário de Nacala descola-se em Nampula

O FERROVIÁRIO de Nacala isolou-se no comando do Campeonato Provincial de Futebol de Nampula, “o Nampulense”, ao vencer o Sporting local, por 1-0, em partida a contar para a sexta jornada da primeira volta.



Esta partida não chegou ao fim devido à invasão do campo pelo público “leonino” que não permitiu que o jogo retomasse depois do intervalo.

Os “locomotivas” beneficiaram do empate sem abertura de contagem imposto à Electricidade de Moçambique pelo Desportivo de Nacala.

No grande “derby” nampulense, as equipas do Benfica e do Sporting também não foram para além dum empate a uma bola. Grande surpresa da jornada foi a vitória do Benfica de Angoche fora de casa diante do Moçambique Futebol Clube da Ilha, por 1-0.

Outro resultado surpreendente foi a vitória da turma do Hospital Central de Nampula em Monapo diante da Associação Desportiva local pela mesma contagem. Quem teve resultado folgado nesta ronda foi a Casa Issufo e Ferroviário de Nampula, que, respectivamente, derrotaram Angoche Clube de Desportos e Fut-Escola de Nacala por 3-0.

De salientar que o Ferroviário de Nacala lidera com 18 pontos, mais dois que a EDM e três em relação ao Ferroviário de Nampula, que ocupa a terceira posição.

Nos lugares imediatos seguem-se o Desportivo de Nacala com 13, Benfica de Nampula com 11 e um trio com oito, nomeadamente Sporting de Nampula, Casa Issufo e Hospital Central. O Benfica de Angoche segue com sete pontos, a Fut Escola com seis, Moçambique FC tem cinco. A Associação Desportiva do Monapo soma três, enquanto o Clube de Desportos e Sporting, ambas da cidade de Angoche, ainda não pontuaram.

BILENE SURPREENDE CLUBE DE GAZA

A derrota por uma bola sem resposta infligida ao Clube de Gaza pela formação do Clube de Bilene, no seu próprio reduto, foi, sem dúvidas, a grande sensação da sétima jornada do Campeonato Provincial de Futebol em Gaza, uma situação que vai afastando a turma treinada por Matusse, dos lugares cimeiros, de uma competição liderada pelo trio constituído pelo Ferroviário de Gaza, Associação Desportiva de Chókwè, ADC” e Clube dos Desportos de Chidenguele, todos com 12 pontos cada.

A jornada em referência foi igualmente marcada pela derrota em casa do Clube de Manjacaze, por 1-3, frente ao Teka Mahala, treinado pelo antigo jogador do Ferroviário de Gaza Erasmo Cabral.

O Ferroviário de Mabalane cedeu o primeiro ponto ao Costa do Sol (1-1), resultado tido nos meandros desportivos locais como sendo o despertar do “canário”, que ao longo dos últimos anos tem sido um verdadeiro fornecedor de pontos aos integrantes do “provincial”.

De referir que os quatro primeiro classificados, nomeadamente o Ferroviário de Gaza, a Associação Desportiva de Chókwè, o Chidenguele, com 12 pontos cada, e o Clube de Chibuto têm um jogo a menos.

Cremildo Samo, do Ferroviário de Mabalane, Orcídio Bruno, da ADC, e Altino, do Clube de Chibuto, lideram a lista dos melhores artilheiros com seis golos cada, à passagem da sétima jornada.

CAMPEONATO DE I’BANE COM SETE INSCRITOS

Entretanto, sete equipas inscreveram-se para o Campeonato Provincial que arranca este mês. Destaca-se o aparecimento de mais duas equipas na cidade da Maxixe, nomeadamente Latoaria de Chicuque e Desportivo da mesma cidade. Com estas duas novas equipas, a cidade da Maxixe far-se-á representar por cinco formações no “provincial” em perspectiva.

No entanto, lamenta-se o desaparecimento do Palmeiras de Chilacua, da Massinga, que foi sensacional no campeonato passado. Não estão igualmente inscritas as equipas do Sporting e SB, também daquele distrito mais populoso de Inhambane.