Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

04.Fev.10

Moçambique cai 10 lugares

A péssima prestação no CAN Orange de Angola-2010 está na origem da descida dos “Mambas” que, mesmo assim, são a terceira melhor cotada no grupo das selecções lusófonas.

 

Mambas ao ataque

A Federação Internacional de Futebol, FIFA, actualizou ontem a lista do ranking de selecções, que teve como principais modificações as ascensões e quedas das selecções da África, que disputaram nas últimas semanas o Campeonato Africano das Nações.

 

Uma das referidas selecções africanas é a moçambicana, os “Mambas”, que teve, diga-se, uma queda “meteórica”.

 

Septuagésima segunda colocada na actualização efectuada a 16 de Dezembro passado, com 462 pontos, a nossa selecção desceu agora, dez lugares, ocupando a octogésima segunda posição, com 384 pontos.

 

Este cenário ficou a dever-se à péssima prestação do combinado nacional no recém-terminado Campeonato Africano das Nações, CAN Orange-2010, que teve lugar de 10 a 31 de Janeiro em Angola.

 

Na prova, Moçambique, que na primeira fase esteve inserido no Grupo C, com as selecções do Egipto, Nigéria e Benin, não passou do último lugar, tendo somado somente um ponto, fruto do empate com o Benin a dois golos na jornada inaugural. Nos restantes confrontos, lembre-se, a nossa selecção nacional somou derrotas (2-0 frente ao Egipto e 3-0 diante da Nigéria).

 

CAMPEÃO EGIPTO SOBE 14 POSTOS

 

Nesta primeira lista da temporada de 2010, a maior surpresa foi a grande ascensão do Egipto, devido a mais um título do Campeonato Africano das Nações. A selecção do país das pirâmides subiu 14 postos no ranking e bateu o seu recorde - ocupa agora a décima posição - e entrou para o “Top-10”, relegando a Croácia para o 11.º lugar.

 

Esta é a segunda melhor posição de uma selecção africana, só superada pelo quinto lugar da Nigéria em 1994. O CAN ainda beneficiou nações como a Nigéria, que subiu sete posições, figurando no 15º lugar. A vice-campeã africana, Gana, ascendeu também sete postos, aparecendo em 27º lugar.

 

Angola, que alcançou pela primeira vez os quartos-de-final da CAN, escalou sete posições e estacionou no 88.º lugar.

 

ESPANHA CONSERVA LIDERANÇA

 

A Espanha manteve a liderança. Os actuais campeões europeus têm uma vantagem de 59 pontos (tem 1.627 pontos) em relação ao pentacampeão mundial, Brasil, segundo colocado no ranking da entidade, com 1.568.

 

Os espanhóis e brasileiros são dois dos maiores favoritos para a conquista do Campeonato do Mundo da África do Sul, que será realizado este ano na África do Sul.

No “Top-5” da lista, além de Espanha e Brasil, respectivamente, encontram-se a Holanda, Itália e Portugal, sendo que os holandeses, terceiros colocados, estão longe da selecção brasileira, com uma desvantagem de quase 300 pontos.