Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

02.Fev.10

CAN-2010 - Adeus à moda do futuro

O CAN-2010 encerrou-se com um sofisticado “show” pirotécnico, luzes e coreografias de sentido futurista, que proporcionaram uma harmoniosa combinação entre a cultura milenar dos antepassados e a dança contemporânea africana.

 

O CAN-2010 encerrou-se com um sofisticado show pirotécnico

Mais de 45 mil pessoas assistiram, na noite de domingo, à festa de encerramento da maior prova do futebol africano, no Estádio 11 de Novembro, na zona da Camama, ganha pelo Egipto, com golo do “milagreiro”Gedo, aos 85 minutos.

 

O espectáculo, bastante colorido, envolveu 104 percussionistas e 400 figurantes, entre os quais militares do Exército que ajudaram a mostrar, em dez minutos, a Angola progressista, dando particular ênfase à presença espiritual dos antepassados.

 

Com recursos tecnológicos de primeira geração, o show mostrou parte do universo das máscaras nacionais, ressaltando a figura de elementos identitários da cultura tradicional, como o chongo, vindunga e yaka. As cinco máscaras gigantes, expostas na pista de tartã, simbolizaram as sociedades secretas dos antepassados, seus hábitos e costumes, tendo sido complementadas pela imagem do olho do gigante, representando a presença espiritual dos antepassados.

 

O espectáculo de encerramento repartiu-se em sete coreografias curtas e modernas, envolvendo "bailarinos aéreos", com destaque para a montagem da coreografia do CAN Angola 2010, que encheu o estádio de fogos e sombras, com a projecção do mapa de Angola no relvado.

 

Um dos momentos altos foi a chegada aérea da taça, trazida por uma "astronauta" em volta de uma botija de ar, seguido de um espectacular show de pirotecnia, com duração de cinco minutos.