Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

04.Mai.09

Costa do Sol perde e é alcançado pela Liga e Ferrovário de Maputo

Os três clubes partilham a liderança da prova,com 19 pontos, e na próxima jornada têm embates que vão influenciar as suas posições na tabela classificativa

Tó esteve em branco na oitava jornada do Moçambola

A oitava jornada do Moçambola 2009 teve a particularidade de colocar três equipas no topo da classificação do campeonato nacional de futebol. Com efeito, o Costa do Sol registou a sua primeira derrota na edição 2009 da prova, pois foi à cidade da Beira sofrer o seu primeiro desaire diante do Ferroviário local, por escasso um zero, mas suficiente para conferir mais uma vitória à equipa de Aquil Marcelino, que vai ganhando terreno, após início titubeante na prova.

Com esta derrota, os “canarinhos” foram alcançados no topo da classificação pelo Ferroviário de Maputo e pela Liga Muçulmana, que saíram vitoriosos nos confrontos do pretérito fim-de-semana.

Os campeões nacionais, que estiveram a perder, tiveram que suar as estoupinhas para garantir um triunfo por 2-3, no terreno do Ferroviário de Nacala, que se deu “ao luxo” de falhar uma grande penalidade. Por outro lado, a Liga Muçulmana de Maputo, sem fazer um jogo brilhante, derrotou por uma bola sem resposta ao FC Lichinga.

Com estes defecho, Ferroviário de Maputo, Costa do Sol e Liga Muçulmana partilham a liderança do Moçambola 2009, todos com 19 pontos, ao cabo de oito jornadas.

Maxaquene perde pela terceira vez consecutiva

Uma das notas de realce da oitava jornada do campeonato nacional de Futebol vai para a terceira derrota consecutiva do Maxaquene na prova, pois os “tricolores”, orientados pelo português Litos, saíram derrotados, no confronto realizado no seu ex-campo, na baixa de Maputo, diante do Atlético Muçulmano que marcou um único golo, mas suficiente para somar o seu 12º ponto na prova.

O Desportivo de Maputo, que foi ao estádio da Machava para defrontar o Matchedje, teve que trabalhar bastante para ultrapassar a “armada defensiva” montada por Nacir Armando e que foi quebrada aos 85 minuto, com o golo “alvi-negro” a ser apontado por Nelson, numa partida que esteve oito minutos interrompida devido à intensa chuva que caiu na tarde de ontem na capital do país.

Outro destaque desta jornada vai para a vitória do FC Lichinga, por 1-0, diante do Ferroviário de Nampula, numa partida que serviu para o “ajuste de contas” entre os antigos jogadores da equipa de Niassa e a massa associativa do clube, que continua aborrecida com a saída de cerca de 14 jogadores e da equipa técnica chefiada por Sérgio Faife, que continua em “maus lençóis” nos “locomotivas” de Nampula.

Palmas vão também para o HCB do Songo que recebeu e venceu o Textáfrica do Chimoio, que não contou com os préstimos do sul-africano Surprise e saiu derrotado por uma bola sem resposta.

Desportivo vs Costa do Sol é o “derby” que se segue

A nona jornada do Moçambola 2009 tem como destaque o jogo entre o Desportivo de Maputo e o Costa do Sol, partida que terá lugar no estádio 1º de Maio e que irá ter influência directa na classificação da prova.

Outro confronto que vai implicar mexidas na tabela classificativa é o que vai envolver o Ferroviário de Maputo e a Liga Muçulmana, duas equipas que partilham a liderança da prova.

Matchedje vs HCB do Songo e Maxaquene vs FC Lichinga são outro dois jogos que prenderão as atenções dos adeptos do futebol moçambicano, enquanto o Atlético Muçulmano tem uma deslocação difícil ao terreno do Textáfrica do Chimoio, que vem de duas derrotas. O Chingale de Tete vai medir forças com o Ferroviário da Beira.

Alfredo Júnior