Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

04.Dez.09

MUNDIAL2010 - Reedita-se prémio para melhor jogador jovem


A FIFA anunciou quarta-feira que vai atribuir um prémio ao melhor futebolista jovem do Mundial-2010, uma iniciativa que já tinha sido testada no último Campeonato do Mundo, na Alemanha, com a distinção a ser entregue a Lukas Podolski que se destacou à frente de Leonel Messi e Cristiano Ronaldo entre os mais votados.

A escolha do vencedor vai ficar a cargo do Grupo de Estudos Técnicos da FIFA, liderado pelo antigo internacional suíço Jean Paul Brigger e composto por treinadores de alto nível e analistas. Os critérios para a atribuição do prémio vão ter em conta, além da idade (máximo 21 anos), a criatividade, vontade, espectáculo e desportivismo.

“Queremos um jogador que entretenha com o seu jogo e seja um modelo para os outros desportistas. O mais importante é que tenha uma boa atitude e mostre o seu desportivismo durante o Mundial”, destacou Brigger.

Há um ano, foram os adeptos que elegeram os três primeiros classificados: Podolsky, Messi e Cristiano Ronaldo, numa votação que decorreu no sítio da FIFA, cabendo depois ao Grupo de Estudos Técnicos escolher o vencedor. Na presente edição, os adeptos também se poderão pronunciar, na secção “que se oiça a tua voz” que vai ser lançada em breve no sítio oficial da FIFA.

Apesar de o prémio ter sido entregue pela primeira vez na última edição do Mundial, a FIFA promoveu uma sondagem para definir, de forma retroactiva, o melhor jogador jovem de cada uma das edições do Campeonato do Mundo. A lista dos vencedores é a seguinte:

Suécia-1958: Pelé (17 anos)

Chile-1962: Florian Albert (20)

Inglaterra-1966: Franz Beckenbauer (20)

México-1970: Teófilo Cubillas (21)

Alemanha-1974: Wladyslaw Zmuda (20)

Argentina-1978: António Cabrini (20)

Espanha-1982: Manuel Amoros (21)

México-1986: Enzo Scifo (20)

Itália-1990: Robert Prosinecki (21)

EUA-1990: Marc Overmars (21)

França-1998: Michael Owen (18)

Coreia/Japão-2002: Landon Donovan (20)

Alemanha-2006: Lukas Podolski