Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

29.Out.09

TORNEIO DA COSAFA - Zimbabwe na final

O ZIMBABWE está na final da edição 2009 do Torneio da COSAFA em Futebol. A África do Sul, detentora do título, encontra-se fora da luta pela reconquista do troféu.

Logo cosafa
Esta é, em resumo, a história da meia-final de ontem à tarde, no Estádio do Rufaro, em Harare, onde milhares de almas zimbabweanas exultaram de alegria com a qualificação da sua selecção para o derradeiro embate da prova, no domingo.

O apuramento do Zimbabwe aconteceu em virtude da sua vitória sobre África do Sul por 3-2, no desempate através de pontapés da marca de grande penalidade, uma vez que os 90 minutos regulamentares expiraram com a igualdade (1-1) a prevalecer, sendo por essa razão necessário o recurso à lotaria dos penaltes.

Numa partida essencialmente repartida, os “Bafana Bafana”foram os primeiros a marcar, a abrir o segundo tempo, na sequência de um livre em que a defesa da turma da casa, incompreensivelmente, ficou estática, tendo surgido dois jogadores sul-africanos, em posição regular, cara-a-cara com o guarda-redes, para um deles inaugurar o marcador.

Mas os zimbabweanos não baixaram os braços. Fortemente apoiados pelos seus adeptos, partiram à busca da igualdade, que acabou acontecendo e forçado o desempate através dos penaltes, pois o 1-1 manteve-se até ao derradeiro apito do juiz da partida.

Com o seu nome inscrito no grupo das selecções que já conquistaram esta competição regional, o Zimbabwe, no domingo, diante do vencedor do desafio desta tarde, em Bulawayo, entre Moçambique e Zâmbia, vai tentar regressar ao trono, contando, para o efeito, com o factor casa, que tem vindo a funcionar em pleno. Aliás, é preciso recordar que os anfitriões, devido ao seu posicionamento no “ranking” internacional, foram obrigados a disputar a primeira fase, tendo sido vencedores do Grupo “A”.

Quanto aos sul-africanos, que no próximo ano serão os organizadores do Campeonato do Mundo, com a derrota de ontem, viram ruir a sua expectativa de renovar o título que ganharam em 2008, também na qualidade de anfitriões, frente aos “Mambas”.