Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

14.Jan.09

Participações em campeonatos do mundo entre 1978 e 2007

1978 – 1º Campeonato Mundial em que participou após a independência - 18ª classificada na prova realizada em San Juan, Argentina.

MUNDIAL DE HÓQUEI EM PATINS, MONTREUX-2007: Moçambique firme no Grupo “A”
1982 – 2º Campeonato do Mundo realizado em Barcelos, Portugal. Moçambique boicota a sua participação devido a presença da selecção neo-zelandesa que na altura tinha relações com o regime do Apartheid da África do Sul.

1984 – 3º Campeonato do Mundo em que Moçambique não participou devido ao castigo imposto pela Federação Internacional de Hóquei em Patins (FIRS) por ter boicotado o Campeonato Mundial realizado em Barcelos-Portugal.

1985 - Surge a divisão em dois grupos A e B (1ª e 2ª Divisões) dos mundiais de hóquei. Devido ao castigo imposto, a selecção não participa no Mundial realizado no Brasil. Só viria a apresentar-se no do ano seguinte disputando o Grupo B.

1986 – 1º Campeonato do Mundo do Grupo B, no México. Grande exibição de Moçambique que lhe conferiu o 3º lugar da prova e o acesso ao Grupo A.

1988 – Campeonato do Mundo do Grupo A, em La Corunha, Espanha. Depois de uma excelente participação de Moçambique no Mundial do México e no torneio de Montreux, Suíça, a Selecção Nacional viria a decepcionar neste Mundial, classificando-se em último lugar.

1990 – Campeonato do Mundo do Grupo B, em Macau. A selecção não conseguiu qualificar-se para a fase final do Mundial sendo remetida à categoria C onde acabou por se sagrar vencedora.

1992 – Campeonato do Mundo do Grupo B, em Andorra, Espanha. Grande exibição (4ª classificada) mas insuficiente para atingir o Grupo A.

1994 – Campeonato do Mundo do Grupo B, em Santiago, Chile - 7ª classificada.

1996 – Campeonato do Mundo do Grupo B, em Vera Cruz, México - 6ª classificada.

1998 – Campeonato do Mundo do Grupo B, em Macau. Excelente participação com hóquei de qualidade que conferiu à selecção o regresso ao grupo dos grandes do hóquei mundial - 3ª classificada.

1999 – Campeonato do Mundo do Grupo A, na cidade de Réus, Espanha - 10ª classificada, mantendo-se no Grupo A devido ao aumento do número de equipas de 12 para 16.

2001 – Campeonato do Mundo do Grupo A, em San Juan, Argentina - 8ª classificada, a melhor classificação de sempre na história do hóquei moçambicano.

2003 – Campeonato do Mundo do Grupo A, na cidade de Oliveira de Azeméis, Portugal, 10ª classificada.

2005 – Campeonato do Mundo do Grupo A, na cidade de São José, Estados Unidos da América, 15ª classificada.

2006 – Campeonato do Mundo do Grupo B, na cidade de Montivideu, Uruguai, campeão mundial.

2007 – Campeonato do Mundo do Grupo A, na cidade de Montreux, Suíça, nona classificada.

2009 – Campeonato do Mundo do Grupo A, na cidade de Vigo, em Ponte Vedra, Espanha?