QUALIFICAÇÃO PARA O CAN E MUNDIAL-2010 - Tragédia em Abidjan:22 mortos e 132 feridos
TRAGÉDIA no Estádio Houphoet-Boigny, em Abidjan, capital da Costa do Marfim. 22 pessoas morreram e 132 ficaram feridas após a queda de um muro das tribunas durante a partida entre a selecção da casa e o Malawi.
Segundo a agência noticiosa France Press, após a queda do muro o pânico instalou-se e a Polícia interveio utilizando gás lacrimogénio. No meio da confusão uma multidão em fuga atropelou-se e o resultado foi fatal.
Os feridos foram evacuados para o Hospital de Treichville e também para o Hospital Militar de Abidjan. A Direcção da Federação costa-marfinense reuniu-se de imediato com os ministros do Desporto e do Interior, na tentativa de perceber os motivos que levaram à derrocada. O excesso de público é aparentemente a provável causa do acidente.
A Costa do Marfim venceu a partida por 5-0, com golos apontados por Romaric, Drogba (dois), Kalou e Kone.
FIFA EXIGE RELATÓRIO
Entretanto, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) solicitou um relatório completo dos factos. A FIFA pretende avaliar as responsabilidades na tragédia.
Dagobert Bandio, ministro dos Desportos da Costa do Marfim, deu conta que a capacidade do Estádio Houphouet-Boigny é de 45.000 lugares, mas no dia da partida seriam já 50.000 os espectadores. Com mais 50.000 à porta e a forçar entrada, um dos muros do estádio cedeu e provocou sucessivos atropelamentos. A Polícia interveio, lançando gás lacrimogéneo, o que só aumentou o pânico.Joeph Blatter, presidente da FIFA, enviou ontem uma mensagem de solidariedade para com as vítimas e pediu a cooperação da Federação de Futebol da Costa do Marfim e das autoridades de Abidjan.
Apesar do desastre ter acontecido antes do início da partida, o jogo acabou mesmo por se realizar.