Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

06.Ago.09

AFROBÁSQUETE LÍBIA-2009: Revés de 10 pontos na estreia

BEM se empenhou a selecção nacional, ontem, em Benghazi, na sua estreia no Afrobásquete Líbia-2009, no entanto, sem sucesso.

O atleta Barros em alta
Um revés de 10 pontos (62-72) foi suficiente para a primeira derrota da nossa equipa, diante do Egipto, no desafio que abriu o Grupo “B” da prova.

É verdade que se exigia mais, nomeadamente uma vitória, perante os “Faraós”, tratando-se de um dos nossos adversários directos no grupo, porém, a formação treinada por Carlos Alberto Niquice acabou por ser impotente, mesmo reconhecendo que esteve num bom nível exibicional.

Considerando que Angola, a maior potência continental da bola-ao-cesto, não “entra” nas contas dos outros três componentes do grupo, é importante que hoje, para a segunda jornada, Moçambique vença o Mali, com quem joga a partir das 14.00 horas locais (15.00 de Maputo).

Não se afigura uma missão nada fácil, a avaliar pelo potencial dos malianos, que ontem se travaram de razões com os super campeões angolanos, vencedores por apenas cinco pontos (79-74), já ao soar da buzina, após uma ameaçadora igualdade (71-71) a escassos minutos do fim. A turma nacional terá que se empenhar a fundo e apelar a forças acrescidas para se desenvencilhar do Mali.

Entretanto, noutros desafios da jornada inaugural os candidatos ao título não quiseram deixar os seus créditos em mãos alheias. São os casos, por exemplo, dos Camarões, vice-campeões africanos, que derrotaram a República Centro-Africana por 79-69, e da Nigéria, vencedor diante da Costa do Marfim pela marca de 93-84.

Por seu turno, Cabo Verde, equipa-sensação do Afrobásquete Angola-2007, no qual conquistou a medalha de bronze, bateu a Tunísia por 71-52, enquanto Senegal levou de vencida o Congo pela marca de 95-68.

Ainda ontem realizaram-se os encontros Líbia-África do Sul e Marrocos-Ruanda.

Hoje, para além do Mali-Moçambique, realiza-se, igualmente para o Grupo “B”, o jogo Egipto-Angola. Os outros jogos são: Costa do Marfim-Líbia e África do Sul-Nigéria (Grupo “A”); Congo-Camarões e República Centro-Africana-Senegal (“C”); Ruanda-Cabo Verde e Tunísia-Marrocos (“D”).