Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Bola de Ouro é mesmo de Cristiano Ronaldo


CRISTIANO Ronaldo já é o legítimo proprietário de uma Bola de Ouro, aquela com que a prestigiada “France Football” distingue o melhor jogador do Mundo, neste caso de 2008. A revista francesa anunciou a escolha na madrugada de ontem, no seu sítio oficial na Internet, exactamente às 2.00 horas (3 em França).

O internacional português somou um total de 446 pontos, batendo largamente o argentino Lionel Messi (281) e o espanhol Fernando Torres (179), que completam o pódio. Entre os 96 jornalistas votantes na eleição, Ronaldo foi escolhido em 1.º por 77 - há um ano, Kaká foi eleito por 78, mas o brasileiro somou menos pontos: 444 em 480 possíveis.

Este é o corolário de um ano em que a estrela do Manchester United ganhou, colectivamente, ao serviço da equipa inglesa, a Premier League e a Liga dos Campeões. E, individualmente, arrebanhou os prémios de melhor jogador da Premier Legue, melhor marcador da Premier League e da Liga dos Campeões, melhor avançado da Liga dos Campeões, melhor jogador da Liga dos Campeões, Bota de Ouro europeu e Jogador do Ano FifPro! Uff...

Com tudo isto, o lógico e esperado é que Cristiano Ronaldo entre para o panteão do futebol. Afinal, a Bola de Ouro da “France Football” é o prémio com mais história daqueles que são atribuídos aos jogadores de futebol - antes do madeirense, Eusébio (1965) e Luís Figo (2000) foram os únicos portugueses a conquistar o troféu.

Em comparação com o troféu da publicação gaulesa, o Prémio de Melhor Jogador da FIFA é, ainda assim, de grande importância, mas incomparavelmente mais jovem, já que a primeira edição data de 1991, enquanto a Bola de Ouro remonta a 1956.

IGUALA FEITO DE MULLER E RONALDO “FENÓMENO”

Cristiano Ronaldo tornou-se o terceiro futebolista da história a conquistar a Bota de Ouro e a Bola de Ouro no mesmo ano, depois do alemão Gerd Muller, em 1970, e do brasileiro Ronaldo, em 1997.

Melhor marcador dos campeonatos europeus, com 31 golos ao serviço do Manchester United, que lhe valeram a Bota de Ouro.