Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

02.Jul.09

BASQUETEBOL–CAMPEONATO DE SENIORES DA CIDADE - “Locomotiva” engenhosa

SERÁ que o primeiro milho da temporada foi mesmo para os pardais, ou melhor, para as águias?

CAMPEONATO DE SENIORES DA CIDADE -entre os  “Locomotiva” e Alvi-negros
Bom, sem ainda pretendermos pintar de verde-e-branco o quadro do campeão de 2009 de basquetebol da cidade de Maputo, pois tratou-se apenas do primeiro embate do “play-off” final, à melhor de três, a verdade manda reconhecer que o Ferroviário deu o primeiro passo rumo à reconquista do “canecão”.

Na partida de ontem à noite, no pavilhão do Desportivo, a par do grande espectáculo oferecido pelos contendores, com a incerteza quanto ao vencedor a prevalecer até à buzina, é importante reconhecer a forma ardilosa de actuar dos “locomotivas”, sobretudo a sua capacidade de aproveitamento dos erros infantis do adversário, ganhando por 80-78.

Do ponto de vista de segurança nas quatro linhas e segurança na forma de jogar, os “alvi-negros” foram impecáveis. No entanto, o Ferroviário teve mais do que isso: o pragmatismo e até a experiência de algumas das suas unidades, casos de Beto Macuácua, que fez um grande jogo, e de Castelo, dois homens que souberam contemporizar a situação quando os mais novos se queriam exceder em coisas supérfluas.

Este facto teve um peso extremamente valioso na diferença entre os dois times, pois o Desportivo já não teve alguém que impusesse calma nos momentos mais quentes da partida, como por exemplo se viu na parte final, quando se sucederam desesperadas tentativas de triplos, no afã de forçar o empate e consequentemente o prolongamento. Mas a turma de Carlos Alberto Niquice (Bitcho) conseguiu segurar com unhas e dentes a vitória.

Vindos de uma extraordinária sequência de triunfos, foi ontem evidente que os “alvi-negros” não suportam uma situação iminente de derrota. Porque o jogo estava bastante renhido, equilibrado e até maior tempo com o Ferroviário à frente do marcador, as soluções do Desportivo eram pouco práticas, apesar do seu basquetebol melhor elaborado e agradável de se assistir.

As combinações apresentavam-se perfeitíssimas e bastante rápidas, mas na hora da concretização o atabalhoamento tomava conta dos jogadores. Situações teve o Desportivo de poder se adiantar com uma margem folgada, só que alguns erros de palmatória acabaram impedindo que tal acontecesse.

Sedento de se vingar dos confrontos anteriores, o Ferroviário, dispondo de uma ocasião para vincar realmente é também um sério candidato ao título, não enjeitou a chance, triunfando meritoriamente por dois pontos (80-78).

O segundo desafio da final do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em Seniores Masculinos realiza-se amanhã, a partir das 20.30 horas, no pavilhão do Estrela Vermelha. A anteceder este embate, estarão em campo Maxaquene e Costa do Sol, às 18.45, para o jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares.

2 comentários

Comentar post