Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

22.Jun.09

Sammel Eto'o abraça luta contra xenofobia

O INTERNACIONAL camaronês Samuel Eto'o juntou-se à luta contra a xenofobia e o racismo na África do Sul, ao tornar-se em embaixador de boa vontade do "Movement One", segundo um comunicado da Organização Internacional das Migrações (OIM) distribuído em Lusaka.

SAMUEL Eto
Samuel Eto'o deve, para o efeito, deslocar-se a 24 de Junho corrente à África do Sul, no quadro do lançamento duma campanha conjunta da sua fundação e da OIM, indica o comunicado.

O “Movement One” é uma campanha de mudança social patrocinada pelo arcebispo Desmond Tutu visando promover a unidade e os direitos humanos na África do Sul e em África.

Esta iniciativa da OIM segue-se às violências xenófobas que fizeram 62 mortos e milhares de deslocados em Maio de 2008 na África do Sul.

Durante a sua estada na África do Sul, Samuel Eto'o deverá realizar uma conferência de imprensa, visitar as zonas afectadas pela violência xenófoba e assistir a uma cerimónia de mobilização de fundos em Joanesburgo.

Eleito três vezes Melhor Futebolista Africano do Ano, duplo vencedor do Campeonato Africano das Nações (CAN) e da Liga dos Campeões Europeus com o seu clube, o Barcelona, várias vezes campeão de Espanha, Samuel Eto'o é sem dúvida uma das personalidades mais influentes para a juventude africana.

Os recentes ataques racistas de que ele foi vítima na Europa não lhe impediram de se impor como um dos melhores goleadores do mundo. Ele é neste sentido considerado como um actor importante da luta contra o racismo no mundo.

Nos próximos anos a Fundação Samuel Eto'o trabalhará em colaboração com o Movement One e com parceiros, dos quais a OIM e as outras agências das Nações Unidas, para lutar contra o racismo e a xenofobia por intermédio dos desportos e do diálogo na África do Sul e em África.