Matchedje e HCB no Moçambola-2009
O MATCHEDJE transitou, domingo último, para o Moçambola-2009, ao arrancar uma vitória preciosa diante do Ferroviário de Inhambane, no reduto deste
Maputo, Terça-Feira, 7 de Outubro de 2008:: Notícias
Os “militares”, com 40 pontos, asseguraram uma vantagem confortável em relação aos seus mais directos perseguidores, nomeadamente Incomáti e Académica (ambos com 29 pontos) que, mesmo vencendo os restantes jogos, têm esgotadas as hipóteses de alcançar o líder.
O Incomáti e a Académica perderam as chances de continuarem na corrida para o Moçambola-2009 face à derrota e empate frente ao Clube de Gaza (1-3) e Hluvuku FC (0-0).
Enquanto isso, o HCB soma neste momento 38 pontos, mais 10 que o Ferroviário de Quelimane. Apesar de terem menos três jogos, os “locomotivas” não conseguirão, mesmo vencendo todas as partidas, alcançar o HCB que, por seu turno, conta com mais um jogo.
O Ferroviário de Quelimane vai realizar o seu primeiro jogo em atraso no próximo domingo com o Desportivo de Báruè. Isso forçará ao cancelamento da 21ª jornada na região centro. Nos restantes encontros, terá pela frente Vespas de Dondo e Desportivo de Tete, respectivamente.
Por seu turno, HCB só entrará em acção na jornada de encerramento do campeonato, a vigésima segunda, em que o seu adversário será o Desportivo de Chimoio. Isso acontece porque o seu adversário na próxima jornada seria o despromovido Águias de Angónia.
ARRANCA “POULE” NA ZONA NORTE
Entretanto, arranca no próximo sábado a disputa da “poule” da zona norte de apuramento para Moçambola-2009. O sorteio, realizado no último fim-de-semana, determinou que a jornada inicial fosse coincidentemente realizada na cidade portuária de Nacala, onde as equipas locais, nomeadamente o Ferroviário e o Desportivo, receberão o Sporting de Nampula e o Clube Desportivo Chikweti da cidade de Lichinga, respectivamente.
Na segunda jornada, o Ferroviário e o Desportivo de Nacala, vistos como fortes candidatos à transição para Moçambola, jogam entre si. Enquanto o Sporting desloca-se à cidade de Lichinga para defrontar Chikweti.
Na terceira e última jornada da primeira volta, o Ferroviário de Nacala desloca-se ao reduto do Chikweti, enquanto o seu conterrâneo, Desportivo, recebe o Sporting de Nampula.
Facto curioso no sorteio realizado sábado é de o Sporting de Nampula ter que realizar todos os jogos da primeira volta fora de portas. Contrariamente a isso, o Desportivo de Nacala efectuará os seus jogos da primeira volta em casa.
QUADRO DE RESULTADOS
ZONA CENTRO
Desp. de Tete-Desp. de Chimoio (3-1)
Vespas de Dondo-Leões de Vumba (1-1)
Sporting de Quelimane-Têxtil (FC-V)
Desp. de Báruè-Fer. de Quelimane (domingo)
ZONA SUL
Fer. de I’bane - Matchedje (1-4)
Incomáti-Clube de Gaza (1-3)
AD Chókwè-Clube do Bilene (3-3)
Fer. de Gaza-Clube da Manhiça (1-1)
Académica-Hluvuku FC (0-0)