Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Desportivo prepara ataque ao título na África do Sul

DEPOIS do Ferroviário de Maputo e Liga Muçulmana, o Desportivo segue domingo para África do Sul, onde vai cumprir um estágio pré-competitivo de cinco dias, período durante o qual realizará jogos com equipas sul-africanas e angolanas.

Artur Semedo treinador do Desportivo do Maputo
Com efeito, a equipa “alvi-negra” deixa Maputo na manhã de domingo com destino a Joanesburgo, para na segunda-feira realizar o seu primeiro ensaio diante do 1º de Agosto, vice-campeão de Angola que esta época é orientado pelo nosso conhecido Víktor Bondarenko, que substituiu o português Victor Manuel depois de falhar o título.

Na terça-feira, a equipa de Artur Semedo jogará com o Wits University da “Premier Soccer League”, o campeonato sul-africano, para no dia seguinte treinar com o Jomo Cosmos, igualmente participante do campeonato principal daquele país.

O quarto jogo do Desportivo em terras sul-africanas será contra outra equipa angolana, o Inter de Luanda, que também se encontra na África do Sul a cumprir um estágio em preparação do “Girabola” 2009.

Tomás Inguane, membro da Direcção do Desportivo, disse ontem que a administração do clube está a criar condições para a equipa sénior realizar um mínimo de 10 jogos de preparação antes do arranque do “Moçambola” 2009.

Segundo o técnico principal do Desportivo, Artur Semedo, os cinco desafios permitirão avaliar a qualidade dos jogadores à sua disposição há três semanas, de forma que no regresso a Maputo possa definir os dispensados.

Em princípio, seguirão para África do Sul 28 jogadores, entre os quais alguns reforços oriundos doutros clubes e três jovens que este ano ascenderam à equipa principal, nomeadamente Lálá, Henriques e Sataca.

Semedo explicou ontem a jornalistas que o que pretende nos jogos previstos durante o estágio é potenciar a qualidade dos jogadores e o modelo de jogo que deseja ver a equipa desbobinar ao longo da época.

“Ainda estamos em período preparatório que só vai terminar quando estivermos para iniciar o nosso campeonato. Nós já vamos ter jogos, mas do ponto de vista metodológico ainda não estamos no período pré-competitivo. São jogos para avaliarmos a capacidade de aprendizagem que os jogadores vão tendo ao longo destas três semanas. Este é um período de aquisição dos pressupostos do nosso modelo do jogo”, fundamentou o treinador.

Artur Semedo ajuntou que juntamente com os seus colegas ainda não seleccionaram os jogadores a dispensar, devendo anunciar o plantel definitivo do Desportivo para a época 2009 logo que regressarem da África do Sul próximo fim-de-semana. Defende que tem à disposição jogadores com qualidade para honrarem a grandeza do Desportivo.

“Estou num processo de avaliação e do conhecimento do próprio plantel. Provavelmente daqui a dois ou três meses necessite dum outro tipo de jogadores para determinadas posições. Com o plantel que tenho é possível fazer um trabalho dentro dos objectivos que traçámos. Não vale a pena chorar, é potenciar o que temos para conseguir a melhor equipa possível”, observou.

No entender do técnico, o estágio de cinco dias na África do Sul é importante para a consolidação da equipa, até porque vai realizar jogos com adversários doutros campeonatos com um ritmo relativamente superior aos “alvi-negros”.

Nesta viagem o conjunto moçambicana não se vai preocupar apenas com os resultados, mas sobretudo com os níveis de rendimento e de resposta que a equipa vai apresentar nos cinco jogos.

“Embora estejamos em ritmos diferentes a mim me importa a minha equipa, aquilo que ela é capaz de fazer neste momento para tirar ilações do onze ideal do Desportivo. É uma boa altura para os jogadores aumentarem níveis de rendimento e poderem buscar outras experiências e outros conhecimentos”, defendeu.

Ressalvou ainda que neste seu regresso ao Desportivo não se vai cingir por fazer melhor que o ano passado. Em 2008 o Desportivo, primeiro sob comando técnico de Antero Cambaco e depois de Chiquinho Conde, terminou o “Moçambola” em nono lugar e foi precocemente afastado da Taça de Moçambique, fazendo uma época a todos níveis confrangedora.

“Não quero ficar em oitavo lugar. Vou lutar pelo título, embora saiba das dificuldades que vamos ter. Jamais lutarei pelo segundo lugar. Poderei ficar em segundo ou terceiro em função das dificuldades, mas a minha luta será pelo primeiro lugar”, rematou.

Após regressar da África do Sul a equipa deverá realizar um jogo de preparação no dia 3 de Fevereiro, para entre 7 de Fevereiro e 7 de Março participar na Taça de Honra, competição que movimenta as principais equipas da cidade de Maputo e o Atlético Muçulmano, de Maputo-província.

CUSTÓDIO MUGABE

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.