MOÇAMBOLA-2008 - Fer. de Pemba, 0 – Fer. de Nampula, 1: Prémio para o menos esclarecido
SEM ter feito um grande jogo, o Ferroviário de Nampula saiu vitorioso porque mesmo tendo sido uma partida muito “azeda”, em termos técnicos, convicção e de entrega dos seus jogadores, em particular dos dianteiros, foi a equipa que tentou ser a menos “cega” no campo do 25 de Junho, principalmente na segunda parte.
É que, foi com alguma estranheza que raramente se viu as equipas a arriscarem em busca de golo em quase toda a primeira parte, particularmente para o Ferroviário de Pemba, que luta pela manutenção.
Diga-se de passagem, que o jogo foi muito equilibrado e sobretudo monótono neste período. A apatia que se verificava em ambas as partes levou a que se pensasse na hipótese de ter havido, logo à partida, um combino de favorecimento de um lado.
Essa convicção veio a ser “cimentada” quando aos 34 minutos por Hélder Cuínica depois de ter tido uma grande oportunidade de abrir o marcador falhou um golo mesmo com o guarda-redes contrário completamente batido.
Esta foi a única investida com perigo em toda a primeira parte. A apatia, aparentemente deliberada, fez com que até o intervalo, as equipas se mantivessem empatadas a zero golo.
Na segunda parte, os “locomotivas” de Nampula entraram um pouco melhor, tendo aos 52 minutos conseguido inaugurar o marcador por intermédio de Stélio, que aproveitando-se de uma falha de um defesa contrário, marcou um golo de belo feito.
Com este golo esperava-se que o Ferroviário de Pemba reagisse, o que não aconteceu, senão o único remate que surgiu aos 64 minutos feito por Mustafa, ainda assim fraco e sem qualquer perigo para a baliza de Shuma, enquanto os treinados por Nacir Armando defendiam o resultado que lhe era favorável.
FICHA TÉCNICA
ÁRBITRO: Joaquim Tomo, auxiliado por Alberto Muiambo e Gimo Patrício.
FER. DE PEMBA: Yassine; Gueda, Albachir, Ramá e Zainadine (Abdala); Pondo; Tozinho, Mustafa e Telinho (Nelson); Mudeu (Dula) e Sérgio.
FER. DE NAMPULA: Manomed (Shuma), Joaquim, Faife, Kiki e Nando; Leo (Alberto), Marufo, Dula e Stélio; Hélder e Cuinica (Danilo).
DISCIPLINA: Cartão amarelo para Mudi do Ferroviário de Pemba.
MOUZINHO ALBUQUERQUE