MOÇAMBOLA-2008 - Luta entre vizinhos no centro das atenções
TARDE efervescente e entre vizinhos! O Maxaquene e o Desportivo voltam a cruzar-se às 15.00 horas de hoje, no campo do Costa do Sol, no “derby” da 22ª jornada do Moçambola-2008, que movimentará três jogos no sul (Maputo), dois no centro (Beira e Chimoio) e igual número no norte (Nampula e Lichinga).
A importância deste jogo reside neste aspecto, pois tanto o Maxaquene como o Desportivo ainda se encontram numa situação menos confortável. Aliás, face a sua má prestação esta época, as duas formações submeteram-se à condição de equipas que lutam pela manutenção, razão pela qual a briga pelos três pontos será bastante renhida.
Os “tricolores” partem para este embate com uma ligeira vantagem sobre os “alvi-negros”, que estão no seu encalço. Somam 27 pontos, mais dois que aqueles, estando neste momento três degraus acima da linha de água.
O Ferroviário de Maputo, actual líder do Moçambola, é a equipa que se sente mais sossegada entre os candidatos ao título, pois recebe o Estrela Vermelha também da capital do país que, pelas contas, só um milagre poderá salvá-lo da despromoção. Os “locomotivas” têm ainda o privilégio de jogar em casa.
Apesar de também ser anfitrião, o Atlético Muçulmano, no encalço do comandante, não goza de maior tranquilidade, pois o seu adversário é o Chingale, uma equipa muito resistente e destemida. Terá de se precaver ao máximo, para evitar surpresas.
Mas está consciente de que não pode vacilar, sob o risco de perder espaço na corrida ao título.
O Costa do Sol não tem razões para se queixar, apesar de jogar fora de portas, pois o seu adversário é o “lanterna vermelha”, Benfica de Macúti. Os “canarinhos” têm na mente de que qualquer fatalidade pode complicar o seu avanço na luta pela defesa do título.
Quem está mais preocupado é a Liga Muçulmana, pois desloca-se para o difícil reduto do FC Lichinga. Trata-se de um jogo que pode comprometer as aspirações da equipa muçulmana, que se viu desalojada do precioso segundo lugar para o quarto, com a derrota na derradeira ronda frente ao rival Atlético.
Enquanto isso, o Textáfrica tem em casa uma missão espinhosa diante do Ferroviário da Beira, o qual deve imperiosamente vencer para poder sonhar com a manutenção. Os “fabris”, debaixo da linha de água, contam com os mesmos pontos do Ferroviário de Pemba. Os “locomotivas” de Pemba, sobre a linha da água, têm igualmente a dura batalha perante o Ferroviário de Nampula e um deslize pode precipitar-lhes, sobretudo se o Textáfrica conseguir melhor resultado frente ao Ferroviário da Beira.
CALENDÁRIO DE JOGOS
HOJE
Campo do Costa do Sol
15.00 h – Maxaquene-Desportivo
Estádio da Machava
15.00 h – Fer. de Maputo-E. Vermelha
Campo do Atlético Muçulmano
15.00 h – Atlético-Chingale
Campo Municipal de Lichinga
15.00 h – FC Lichinga-Liga Muçulmana
Campo da Soalpo
15.00 h – Textáfrica-Fer. da Beira
Estádio 25 de Junho – Nampula
15.00 h – Fer. de Pemba-Fer. de Nampula
Campo do Ferroviário da Manga
15.00 h – Benfica de Macúti-Costa do Sol