Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

“Locomotiva de Esperança” atrai criançada da capital



ARRANCOU segunda-feira em Maputo o primeiro torneio de futebol infantil envolvendo crianças dos dez aos onze anos de alguns bairros da capital, uma iniciativa do Clube Ferroviário de Maputo que se prolongará até ao dia 20 no Estádio da Machava e Campo do Ferroviário da Baixa.

Dos jogos realizados na manhã do mesmo dia, destacam-se alguns resultados surpreendentes, nomeadamente a queda de alguns bairros tradicionalmente fortes em matéria de futebol infanto-juvenil, casos do Chamanculo, goleado pelo Colégio Arco Íris por 3-0. A equipa da Mafalala empatou com a formação da Munhuana (2-2) e o Ferroviário das Mahotas sofreu uma dura cilindrada do KK Eleven (6-0).

Enquanto isto, o AC Lumumba goleou Bedene FC por 3-0 e Casa Branca bateu Moniz FC, por 4-2. A formação do Fomento FC baqueou diante do Valência por 1-6 e, por último, Beira Mar e RTK não foram para além de um nulo.

Com este torneio, o Clube Ferroviário de Maputo pretende, para além de ocupar as crianças dos bairros que se situam na periferia dos campos do clube durante as férias escolares e ainda a reinserção das desamparadas, seleccionar perto de 50 para fazerem parte das equipas dos escalões de formação daquela colectividade.

O torneio, que é organizado pelo clube no âmbito do seu projecto de responsabilidade social denominado “Locomotiva de Esperança”, conta com o apoio dos Caminhos de Ferro de Moçambique e outras empresas, com maior destaque para o BCI-Fomento, que disponibilizou 50 mil dólares norte-americanos para a aquisição do material desportivo e de premiação e a cobertura de outros encargos inerentes à gestão do evento.

O torneio é orientado por atletas juniores e seniores, seccionistas, técnicos e dirigentes do clube, que estão distribuídos em várias áreas. Os atletas são os treinadores das equipas, os seccionistas delegados, os técnicos árbitros; os dirigentes organizadores; os clínicos socorristas e os roupeiros constituem o pessoal de apoio.

De salientar que o torneio está dividido por três fazes. A primeira irá até ao dia 9, a segunda 15 e a última dia 19.