“Locomotiva de Esperança” atrai criançada da capital
Dos jogos realizados na manhã do mesmo dia, destacam-se alguns resultados surpreendentes, nomeadamente a queda de alguns bairros tradicionalmente fortes em matéria de futebol infanto-juvenil, casos do Chamanculo, goleado pelo Colégio Arco Íris por 3-0. A equipa da Mafalala empatou com a formação da Munhuana (2-2) e o Ferroviário das Mahotas sofreu uma dura cilindrada do KK Eleven (6-0).
Enquanto isto, o AC Lumumba goleou Bedene FC por 3-0 e Casa Branca bateu Moniz FC, por 4-2. A formação do Fomento FC baqueou diante do Valência por 1-6 e, por último, Beira Mar e RTK não foram para além de um nulo.
Com este torneio, o Clube Ferroviário de Maputo pretende, para além de ocupar as crianças dos bairros que se situam na periferia dos campos do clube durante as férias escolares e ainda a reinserção das desamparadas, seleccionar perto de 50 para fazerem parte das equipas dos escalões de formação daquela colectividade.
O torneio, que é organizado pelo clube no âmbito do seu projecto de responsabilidade social denominado “Locomotiva de Esperança”, conta com o apoio dos Caminhos de Ferro de Moçambique e outras empresas, com maior destaque para o BCI-Fomento, que disponibilizou 50 mil dólares norte-americanos para a aquisição do material desportivo e de premiação e a cobertura de outros encargos inerentes à gestão do evento.
O torneio é orientado por atletas juniores e seniores, seccionistas, técnicos e dirigentes do clube, que estão distribuídos em várias áreas. Os atletas são os treinadores das equipas, os seccionistas delegados, os técnicos árbitros; os dirigentes organizadores; os clínicos socorristas e os roupeiros constituem o pessoal de apoio.
De salientar que o torneio está dividido por três fazes. A primeira irá até ao dia 9, a segunda 15 e a última dia 19.