Ferroviário de Maputo e Maxaquene “acertam” contas
Campeonato da Cidade de Maputo em Basquetebol sénior masculino
À parte, óbvio, o seu início de época a meio gás, Ferroviário de Maputo e Maxaquene têm travado despiques condizentes com o seu estatuto de campeão e vice-campeão nacional, respectivamente. Esta noite, no campo do Ferrovário de Maputo, “locomotivas” e “tricolores” defrontam-se em desafio da quarta jornada do Campeonato da Cidade de Maputo de Basquetebol em seniores masculinos. Este será o segundo jogo entre as duas equipas esta época, sendo que no passado dia 17 de Abril o Maxaquene levou a melhor nas meias-finais do Torneio de Abertura (54-80).
Decerto recomposto da derrota diante do Desportivo (78-76), na semana passada, o Ferroviário de Maputo pretende chamar a si a vitória e provar que está “vivo”. No entanto, a tarefa não se afigura nada fácil, mais a mais porque os pupilos de Horácio Joaquim Martins partem para este jogo moralizados, depois de terem derrotado o Costa do Sol.
Interessante, outrossim, será o despique, também esta noite, entre Académica e Real Sociedade, esta última que se reforçou com Raul Machanguana, Wilson Guibunda e Helénio Filipe Machanguana (Fifi). Já os “estudantes”, orientados por Miguel Guambe, atravessam um bom período de forma e... recomenda-se!
Ainda esta noite, Aeroporto mede forças com Eagles.
Sábado, na outra partida de destaque da quarta jornada, o Desportivo de Maputo, líder da Série A com 4 pontos, terá pela frente o Costa do Sol. A turma orientada por Carlos Ferro, qual fénix, renasceu das cinzas e tem estado a realizar uma época sensacional (ainda não perdeu), pelo que os “canarinhos” terão de se aplicar a fundo. Do outro lado, porém, estará o virtuoso e explosivo Luís de Barros, que se espera venha a travar um duelo interessante com o talentoso “tennager” David Canivete Jr.. Também esta noite, no pavilhão do Desportivo, teremos a partida entre Eagle e Universidade Pedagógica.
A POLITÉCNICA COM TAREFA FÁCIL
Ao nível de seniores femininos, a A Politécnica “A”, comandante da prova, tem uma jornada relativamente “softy”. É que, esta noite, as “universitárias” recebem a nóvel equipa do Eagles, de Nelson Maquil e Celso Martins.
Já o Ferroviário de Maputo defronta, no seu campo, a frágil formação da Académica, enquanto o Maxaquene de Belmiro Simango joga com a A Politécnica “B”, numa ronda em que o Desportivo de Maputo fica de fora devido ao número ímpar de equipas