Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

07.Ago.09

AFROBÁSQUETE LÍBIA-2009: Atirámos a toalha ao chão!

FOI o adeus ao lindo sonho que a Selecção Nacional de Seniores Masculinos transportava para o Afrobásquete Líbia-2009.

FOI o adeus ao lindo sonho que a Selecção Nacional de Seniores Masculinos transportava para o Afrobásquete Líbia-2009
O sonho de melhorar a posição alcançada há dois anos, em terras angolanas. Um adeus prematuro e ditado pela derrota, ontem, frente ao Mali por 54-67, na segunda jornada do Grupo “B” da prova, na cidade de Benghazi. É um inesperado atirar da toalha ao chão, cuja salvação só pode acontecer se, milagrosamente, a turma moçambicana vencer hoje a campeoníssima africana Angola.

Desde que foi conhecido o sorteio desta competição, as conjecturas não se fizeram esperar em relação à nossa selecção: a possibilidade de transição para a segunda fase, o que passava, no mínimo, pela obtenção do terceiro lugar, decorria da discussão directa com Egipto e Mali, pois Angola, essa, inegavelmente pertence a outra galáxia.

Só que, para tristeza nossa, a turma de Carlos Alberto Niquice iniciou o Afrobásquete Líbia-2009 com uma derrota perante um dos adversários directos, o Egipto, por 10 pontos de diferença (62-72), na quarta-feira. Esperava-se, assim, pela rectificação deste revés perante os malianos, no entanto, estes já no primeiro dia evidenciaram o seu gigantismo, quando obrigaram Angola à decisão nos derradeiros minutos da contenda.

Aliás, o Mali não quis passar uma imagem de modéstia nesta prova. Para tanto, investiu bastante forte, tendo ido buscar mais de metade da equipa na França, onde os seus atletas actuam nos melhores clubes daquele país europeu. Estava claro, “a priori”, que perante este quadro a nossa selecção dificilmente poderia superar os malianos, que até no escalão feminino estão a fazer um magnífico trabalho.

Os números do triunfo do Mali não deixam dúvidas para ninguém, a avaliar pelos seguintes parciais: 18-17, 18-16, 18-8 e 13-13, totalizando 67-54. Aliás, os moçambicanos até conseguiram oferecer alguma réplica, mas terão perdido o jogo no terceiro período.

Octávio Magoliço voltou a ser o melhor marcador da equipa, com 11 pontos, seguido de Luís Barros 10, Sete Muianga 8, Samir Adam 7, Gerson Novela 7, Canivete Júnior 4, Fernando Mandlate 4 e André Velasco 3. Amarildo Matos, Siade Cossa, Custódio Muchate e J. Bispo não marcaram nenhum ponto.

Entretanto, nos outros desafios realizados ontem, Nigéria venceu África do Sul por 97-49, Congo perdeu diante dos Camarões pela marca de 56-70, enquanto Senegal bateu República Centro-Africana por 82-69. Realizaram-se também os jogos Costa do Marfim-Líbia, Egipto-Angola, Ruanda-Cabo Verde e Tunísia-Marrocos.

Hoje, último dia da primeira fase do Afrobásquete Líbia-2009, Moçambique defronta Angola, a partir das 21.30 horas, e Egipto joga com Mali, para o Grupo “B”. Os outros embates são os seguintes: Líbia-Nigéria e Costa do Marfim-África do Sul (Grupo “A”); Camarões-Senegal e Congo-Rep. Centro-Africana (“C”); Cabo Verde-Marrocos e Ruanda-Tunísia (“D”).