Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

07.Dez.09

Basquetebol - Liga Nacional Vodacom: Fer. Beira na grande final




O FERROVIÁRO da Beira venceu, sábado à noite, no Pavilhão dos Desportos daquela cidade, o Desportivo de Maputo por 76-74, no terceiro embate dos “play-off” das meias-finais da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom, em seniores masculinos, garantindo assim a presença na final, diante do Maxaquene.

Foi uma partida bem disputada do início até ao fim, com as duas equipas sempre coladas no marcador, mas os beirenses a levar vantagem, situação que prevaleceu até ao soar da buzina.

Com uma diferença de três pontos (45-42), a primeira parte terminou com o vencedor ainda imprevisível, pois, no reatamento, os “alvi-negros” imprimiram uma dinâmica que lhes permitiu igualar a partida logo nos dois minutos do terceiro período.

Contudo, fruto de uma capacidade ofensiva bem conseguida, sob a liderança do congolês Mutombo e do sul-africano Kalombo, os “locomotivas” foram amealhando pontos, o mesmo que o seu adversário, mas aproveitando-se de alguns deslizes da defensiva contrária para chegar a vencer por uma diferença de dois pontos (73-75) a 26 segundo do fim.

Se, do lado dos locais, André Velasco e Armando Baptista não estiveram em grande, a verdade, porém, é que também, do lado do Desportivo, as suas vedetas Custódio Muchate e Sete Muianga e ainda Augusto Matos não foram suficientes para contrapor o fulgor dos beirenses, nem mesmo com o apoio do inconformado Pio Matos Jr.

Com o Pavilhão dos Desportos a “rebentar pelas costuras”, a partida foi seguida com muita animação, tanto nas quatro linhas como nas bancadas, com os beirenses, obviamente, a puxar pela equipa da casa, embora os visitantes também tenham tido a sua claque, mas insuficiente para apagar a alma “locomotiva” até ao apito final.

FICHA TÉCNICA

Árbitros: Abreu Muhimua, Marcos Abdala e Mário Getimane;

FER. BEIRA (76) - Babane (2), Nino (8), Velasco (9), Manheira (0), Zunguza (0), Pionésio (0), Macuácua (19), Tembo (3), Mutombo (23), Guido (0), Andyr (1), Kalombo (12);

Treinador: José Delfino;

DESPORTIVO (74) - Macome (8), Manhanga (0), Canivete (12), Sete (11), Augusto Matos (15), Igor (11), Edson (0), Custódio (2), Neves (0), Pio Matos Jr. (15), Nelson (0) e João (0);

Treinador: Miguel Guambe.

ANTÓNIO JANEIRO