Moçambique vai a Lisboa com 55 atletas
II Jogos da Lusofonia 2009: Delegação moçambicana deixou hoje Maputo
Moçambique, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Índia, Macau, Portugal, São Tomé e Príncipe, Sirilanka e Timor Leste, são os países que competirão em nove modalidades desportivas, nomeadamente: atletismo, basquetebol, futebol, futsal, voleibol, judo, taekwondo, hóquei em campo e ténis de mesa.
Dos mais de 1000 atletas e treinadores esperados nesta competição, Moçambique far-se-à representar por 55 atletas e 10 treinadores, sendo esta a maior delegação desportiva que representa o país além fronteiras, nos últimos anos. A comitiva moçambicana deixa esta manhã Maputo com destino a Lisboa onde, durante dois dias, vai aclimatizar-se antes do arranque da prova.
Basquetebol principal destaque
A delegação moçambicana que vai participar nos II Jogos da Lusofonia é composta por atletas de cinco modalidades, designadamente, atletismo, basquetebol, voleibol de praia, futebol, judo e taekwondo, e o principal destaque vai para a “bola ao cesto”, que se faz representar por duas selecções: seniores feminina e masculina. A equipa feminina, orientada por Nazir Salé, procurará revalidar o título conquistado em Macau, em 2006 (vide artigo abaixo). Especial atenção também será depositada na prestação do atletismo que se faz representar por Kurt Couto (400 metros barreiras que leva para prova o tempo de 49.12 segundos) e Leonor Piúza (800 metros com o tempo de 2:00:96 minutos), sendo que esta última conquistou a medalha de ouro na primeira edição da prova. Quanto ao futebol, referir que os Mambinhas tentarão dar o seu melhor perante adversários de peso como Brasil, Portugal e Angola. A equipa orientada por Amad Chababe contará com o apoio técnico do seleccionador nacional principal, Mart Nooij, que sairá directamente da Holanda para Portugal para se juntar ao restante da comitiva