A dois meses do “Mundial” de Hóquei em Patins Espanha-2009 : Preparação da selecção entra na derradeira fase
A SELECÇÃO Nacional de Hóquei em Patins inicia amanhã, no pavilhão anexo do Estrela Vermelha, a derradeira fase da sua preparação interna com vista ao Campeonato do Mundo do Grupo A, a decorrer entre os dias 3 e 11 de Julho, nas cidades espanholas de Vigo e Pontevedra.
Dos atletas que neste momento integram o combinado nacional, sete são do Desportivo e cinco do Ferroviário, coincidentemente, as formações dos “misters” Pimentel e Mungói. Por seu turno, o Maxaquene contribui com quatro elementos e o Estrela Vermelha com apenas um, perfazendo 17 o grupo dos que actuam internamente. De Portugal, a convocatória inclui quatro hoquistas, a saber: Nuno Adrião, Paulo Pereira, José Soares e Bruno Adrião, que se juntarão aos seus colegas na Catalunha.
Entretanto, segundo soubemos, Bruno Adrião muito provavelmente não irá integrar o time, devido a motivos pessoais. A confirmar-se a sua ausência, sendo um dos jogadores preponderantes na selecção, a equipa técnica terá que levar para Vigo, cidade onde estará instalada a turma moçambicana, sete atletas dos que evoluem no país, e não seis como estava previsto. Dos 21 pré-convocados, apenas 10 integrarão o lote final que em Julho defenderá as cores nacionais.
NOVIDADES NA SELECÇÃO
A primeira sessão de treinos da selecção será marcada pela integração, pela primeira vez no time nacional, de Mercê Mungói, o único jogador do Estrela Vermelha convocado. A chamada deste jovem atleta, que tanto no Torneio de Abertura como na Taça Fernando Duarte revelou ter potencial, enquadra-se no plano de renovação da equipa, que em 2011 será a anfitriã do Campeonato Mundial.
A preparação que amanhã se inicia comporta duas fases: primeira, a decorrer em Maputo até à segunda quinzena de Junho; e a segunda, duas semanas antes do campeonato, na Catalunha, consistindo num estágio pré-competitivo e jogos de controlo de permeio. Nessa altura, o seleccionador Pedro Pimentel contará com o apoio do técnico espanhol José Barbarez, para além do seu adjunto Júlio Mungói.
Recorde-se que nesta 39ª edição do Campeonato Mundial de Hóquei em Patins do Grupo A, Moçambique está adstrito ao Grupo A, em Vigo, tendo como cabeça-de-série a Espanha, bicampeã do mundo. As outras equipas são de Angola e da Colômbia.
Em relação aos outros grupos, Suíça, Brasil, Andorra e Holanda compõem o B, igualmente em Vigo; Argentina, Portugal, Chile e Estados Unidos fazem parte do C, em Pontevedra; Itália, França, Alemanha e Inglaterra aglutinam-se no D, nesta mesma cidade.
Os pré-convocados para a selecção são os seguintes:
Desportivo - Arnaldo Queiroz, Nuno Tavares, Nelson Costa, Hélder Costa, David Pimentel, José Wilson Sigallete (Siga) e Bruno Pimentel.
Ferroviário - Lucas Cossa, Ivan Esculudes (Maninho), Spiros Esculudes (Kiko), Nelson Miquessene (Mafamba) e Ilídio Canda.
Maxaquene - Hélder Mateus, Stélio Paulo, Josuel dos Santos e Arsénio Farranguane.
Estrela Vermelha - Mercê Mungói.
Clube Hóquei de Cascais - Paulo Pereira.
Santa Clara - José Soares.
Clube de Oeiras - Nuno Adrião
Bruno Adrião (sem clube)