Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Basquetebol – Torneio de Abertura : Vizinhança e rivalidade à mistura na grande final

AO que tudo indica, a tradição parece estar de volta nas competições basquetebolísticas da capital do país.

Eis o Maxaquene, novamente rei da bola-ao-cesto da capital do país
Tradição envolvendo a nomenclatura mais sonante na história da modalidade, para a grande final do Torneio de Abertura da Cidade de Maputo, a ter lugar no próximo sábado. Pois, Maxaquene e Desportivo, como há muito não o faziam, já que nos últimos anos o surgimento colossal e hegemónico do Ferroviário veio ofuscar estas duas formações, encontrar-se-ão para um embate que se perspectiva bastante interessante, não somente pela velha rivalidade que sempre caracterizou a vizinhança entre estas colectividades como também porque no começo da presente temporada, no mercado de transferências, houve troca de jogadores.

Nas sensacionais meias-finais de sexta-feira, tanto “tricolores” como “alvi-negros” foram de uma eficiência extremamente significativa, ao não oferecer tréguas aos seus oponentes, na conclusão de dois embates muitíssimo bem disputados e que foram uma excelente propaganda ao nosso basquetebol sénior masculino, sobretudo após a meritória qualificação para o Afrobásquete Líbia-2009, em Agosto próximo.

Naquele que foi o encontro de reedição das finais do Campeonato Nacional dos últimos anos, o Maxaquene levou de vencida o Ferroviário pela marca de 80-54, uma vantagem de 26 pontos que não deixa quaisquer dúvidas em relação à supremacia exercida pela turma de Horácio Martins ao longo dos 40 minutos. No entanto, apesar de derrotados, os “locomotivas” contribuíram decisivamente para a grande do espectáculo que se assistiu.

Noutro desafio, o Desportivo também não teve contemplações diante do Costa do Sol, ganhando por 67-51. De uma maneira geral, o jogo foi caracterizado pelo equilíbrio e incerteza quanto ao seu desfecho, facto que prendeu a atenção dos espectadores, ávidos em querer conhecer o finalista entre estes dois conjuntos, que muito prometem nos Campeonatos da Cidade e Nacional.

No que diz respeito aos seniores femininos, o Desportivo, bicampeão africano e campeão nacional, encontrar-se-á com APolitécnica, que este ano, uma vez mais, terá a pesada responsabilidade de representar o Continente Africano nas Universíadas Mundiais, na Sérvia. À semelhança dos masculinos, este será também um despique rodeado de muita expectativa, tendo em conta que coloca frente-a-frente dois dos melhores times da nossa bola-ao-cesto.

Na transição para a final, as “alvi-negras” mostraram todas as suas inquestionáveis credenciais diante do Maxaquene, brindando as vizinhas com a “chapa 100”. O resultado foi extremamente desnivelado: 100-24, relevando a ingenuidade das “tricolores” nos dias que correm, sabido que o clube é uma referência africana, com um título ganho. Por seu turno, no jogo entre duas formações do mesmo timbre, APolitécnica bateu o Ferroviário por 73-66, remetendo-se o tira-teimas para futuros encontros da época.

Entretanto, está programado para o próximo sábado, na sede da Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo, o sorteio dos Campeonatos da capital do país, cujo início está previsto para o início de Maio.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.