Moçambola-2009: Continua o dente por dente
LIGA Muçulmana ganha e sobe para 40 pontos. Desportivo vence e passa a somar 39. Ferroviário de Maputo empata e fica-se pelos 37. Costa do Sol, cada vez mais atrasado, não passa da igualdade e está-se nos 33 pontos.
Em relação aos outros fortes concorrentes ao título, apenas o Desportivo ganhou, enquanto Ferroviário e Costa do Sol não foram além de empates. Na recepção ao Textáfrica, os “alvi-negros” passaram ao lado de uma autêntica goleada, acabando por se ficar pelos serviços mínimos: vitória por 1-0. No Estádio da Machava, os “locomotivas” não conseguiram se desenvencilhar da ratice do Atlético Muçulmano, empatando a um golo, o mesmo resultado com que terminou o desafio dos “canarinhos” diante do “lanterna vermelha” Ferroviário de Nacala.
Subida vertiginosa teve a HCB de Songo mercê, por um lado, do seu triunfo (1-0) em Nampula sobre o Ferroviário local e, por outro, das derrotas sofridas pelo Maxaquene e pelo Ferroviário da Beira, curiosamente pelo mesmo resultado de 0-1, frente ao Matchedje e à Liga Muçulmana. A turma de Tete encontra-se agora na quinta posição.
O outro representante de Tete no Moçambola-2009, o Chingale, também ganhou nesta jornada: 1-0 ao FC Lichinga, com quem discute os lugares imediatamente a seguir à linha da despromoção.
Na classificação, Liga Muçulmana soma 40 pontos, seguida do Desportivo 39, Ferroviário de Maputo 37, Costa do Sol 33, HCB de Songo 28, Maxaquene 27, Ferroviário da Beira e Matchedje 26, Atlético Muçulmano 23, FC Lichinga 22, Chingale 21 e, abaixo da linha de água, Ferroviário de Nampula 16, Textáfrica 15 e Ferroviário de Nacala nove pontos.