Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo
Quinta-feira, 20 DE Julho 2017

 

SEIS professores/treinadores cuja identidade não nos foi revelada, foram detidos no domingo e expulsos depois de se terem embebedado e posteriormente invadir o lar reservado às alunas/atletas que participam dos Jogos, com o objectivo de satisfazer as paixões lascivas.

 

Os seis, sendo dois do Niassa, um de Tete, Zambézia, Cabo Delgado e Maputo-cidade, já têm guia de marcha de regresso precoce às suas origens, depois de flagrados pelos seguranças do Palácio da Governadora destacados para reforçarem a ordem neste evento. "Beberam e invadiram o lar das alunas. É uma atitude feia e que merecerá o devido cuidado. Neste momento estão detidos e aguardam nas celas pelo veredicto, mas posso adiantar que a primeira medida é serem mandados de regresso à casa", disse uma fonte do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano que está em cima do assunto.

 

Casos de indisciplina são vários nestes Jogos, mas a maioria cingem-se no alcoolismo. O treinador de basquetebol feminino da Zambézia, por exemplo, está a enfrentar um processo por ter sido flagrado a consumir bebida alcoólica em pleno jogo, na manhã de domingo. Mesmo assim, há muitos técnicos e chefes das delegações que continuam a se deliciar incessantemente das bebidas alcoólicas antes, durante e depois dos jogos.

 

O MINEDH diz ser expressamente proibido o consumo de álcool para os integrantes das delegações, mas a batalha não parece fácil.

 

Conhecidos semi-finaslitas das colectivas

 

 

 

FORAM ontem apurados os semi-finalistas de todas as modalidades colectivas à excepção de andebol. O futebol tende a ser dominado por Niassa e Gaza, o basquetebol por Nampula e a província anfitriã. No voleibol, a cidade de Maputo e Manica são as que mais se evidenciam.

 

Em futebol, na série A (masculina), Niassa e Gaza são as que transitam para as "meias". Ambos empataram sem golos ontem. Niassa terminou com 11 pontos e Gaza com menos um.

 

Na série B, os felizardos foram Nampula e Tete. Em femininos, passam Niassa e Gaza com 12 e 11 pontos, respectivamente, enquanto na série B transitam Manica (10) e Tete (7). Quanto aos resultados, para além do nulo no Niassa-Gaza em masculinos, Cabo Delgado "bateu" cidade de Maputo, por 3-1, o mesmo resultado obtido por Sofala diante da Zambézia. Em femininos, a capital do país goleou Cabo Delgado, por 6-0, Gaza e Niassa empataram sem golos, o mesmo resultado no Sofala-Zambézia. Tete "bateu" Nampula, por 1-0.

 

 

No basquetebol, passam Manica e Nampula para as meias-finais em masculinos na série A. Transitam pela série B Sofala e cidade de Maputo. Ontem, Manica derrotou Nampula por 83-82, Gaza "bateu" Tete por 71-68, e Zambézia perdeu com Sofala por 84-54. Cidade de Maputo derrotou Cabo Delgado por 93-53, e Imhambane superou a frágil Maputo-Província, por 71-65. Em femininos, passam Manica e Maputo-Província (serie A), Niassa e cidade de Maputo (B).

 

No voleibol masculino, os apurados na série A são Manica (12 pontos) e Maputo-cidade (12). Na série B, os felizardos são Nampula (10) e Tete (9). Em termos de resultados da ronda de ontem (a quinta e última da primeira fase), Manica cilindrou Sofala, por 3-0. Maputo-cidade fez o mesmo perante Gaza; Maputo-Província derrotou Zambézia, por 3-1, e Nampula "bateu" Tete, por 3-0.

 

Em femininos, transitam, na série A, Maputo-cidade (14) e Manica (10). Pela série B, passam Cabo Delgado (8) e Nampula (7). No que diz respeito aos resultados, a quinta ronda deu no seguinte: Tete-Nampula (3-2); Niassa-C.Delgado (1-3); Sofala-Manica (2-3) e Maputo-cidade-Gaza (1-3). Manica e cidade de Maputo são os principais candidatos a vencerem nesta disciplina em ambos os sexos.

 

ANDEBOL SÓ APURA HOJE

 

A modalidade de andebol, por sinal a única que não decorre em Xai-Xai, só apura os semi-finalistas hoje em ambos os sexos, um dia que está reservado ao descanso dos atletas. O atraso em relação às outras modalidades deve-se ao adiamento dos jogos que estavam programados para segunda-feira por causa do mau tempo que se fez sentir na vila da Macia. Com efeito, os andebolistas não poderão descansar como os outros colegas.

 

Entretanto, ontem, Manica e Cabo Delgado empataram 19-19. Tete bateu Nampula, por 25-17, Gaza derrotou Niassa, por 28-24, sendo que a província de Maputo derrotou Inhambane, por 24-12.

 

Em femininos, Maputo-Província "bateu" Inhambane de forma copiosa (32-11), quase o mesmo resultado obtido por Maputo-cidade frente a Sofala (33-11). Cabo Delgado sofreu para bater Manica por tangenciais 23-22. Nampula levou de vencida Tete, por 25-19, e Gaza "bateu" Niassa, por 19-18.

Gaza, Niassa, Maputo-cidade e Província estão com um pé nas meias-finais neste género.

 

Os jogos de hoje em masculinos são: Nampula-Cabo Delgado; Inhambane-Sofala e Gaza-Manica.

 

Em femininos teremos: Tete-Niassa, Maputo-Provincia-Zambézia e Nampula-Cabo Delgado.

 

SÉRGIO MACUÁCUA

 

Fonte:Jornal Noticias

publicado por Vaxko Zakarias às 11:35
 O que é? |  O que é? | favorito
Julho 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
14
15
16
22
23
28
29
30
31
tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Joga se hoje em Lichinga ataça de Moçambiqui as fo...
Eu acho que já é o momento para a Federação Moçamb...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
Para auxiliar no treino nada melhor do que receita...
Entao e em 2016 nao havera????
Gostaria de salientar que a tentativa de mínimo nã...
blogs SAPO