Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Quarteto nos “Mundiais” de Natação

 

A SELECÇÃO Nacional de natação deixa amanhã Maputo com destino a Indianápolis, Estados Unidos da América (EUA), onde de 23 a 30 do mês em curso participará do Campeonato Mundial de Juniores.

 

O combinado nacional, constituído por quatro nadadores, todos do sexo masculino, parte para um evento que marcará o início da corrida para os mínimos dos Jogos Olímpicos da Juventude, que se realizam em Agosto do próximo ano em Buenos Aires, Argentina.

 

Trata-se dos brucistas Ahllan Bique e Eric Impissa, ambos do Clube Tubarões de Maputo; Hugo Dias e Érico Cuna, especialistas em livres e mariposa, respectivamente, e pertencentes ao Clube Golfinhos também da capital do país.

 

O quarteto treina desde Junho último na piscina da Escola Secundária Josina Machel, adjudicada aos Golfinhos de Maputo. A rapaziada tem estado a observar treinos bidiários para compensar a ausência de competições neste período de defeso.

 

É de salientar que Érico Cuna é o único do grupo que já atingiu os mínimos para os Jogos Olímpicos da Juventude, em 50 metros mariposa, ao registar o tempo de 25,94 segundos nos Jogos da Solidariedade Olímpica, realizados no mês Julho último, em Azerbaijão.

 

Cuna vai ter que refazer esta marca em Indianápolis, já que os “Mundiais” abrem oficialmente a corrida para os mínimos de acesso aos Jogos Olímpicos de Buenos Aires. Ou seja, fez o mínimo fora do período oficialmente estabelecido pela Federação Internacional de Natação (FINA), que arranca já com os “Mundiais” e termina em Agosto do próximo ano. 

 

Na mira do nadador do Golfinhos está o mínimo dos 50 metros costas, estando apenas a 12 décimos do seu alcance.

 

 

Fonte:Jornal Noticias