Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Quarteto de natação inicia luta pelos mínimos

 

OS nadadores Igor Mogne, Jéssica Cossa, Jéssica Vieira e Jannah Sonnenschein, quarteto que concorre para os mínimos de acesso aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em Agosto próximo, iniciam este mês a corrida para o grande evento planetário.

 

O quarteto participará, entre Março e Junho, de várias competições internacionais que qualificam para as Olimpíadas do Brasil, isto em África, Europa e Estados Unidos da América.

 

Igor Mogne e Jéssica Viera, ambos em Portugal, participarão de seis torneios, nomeadamente Campeonato Nacional de Inverno (Lisboa); “Open” da Espanha (Sabedel); Campeonato Africano da Zona IV (Maurícias); “Meeting” Internacional de Coimbra (Portugal); More Nostrum de Barcelona (Espanha); e 7 Colinas Roma (Itália).

 

Por seu turno, Jéssica Cossa, na Rússia, marcará presença em quatro eventos, designadamente Campeonato Africano da Zona IV (Maurícias), Campeonato Nacional de Moscovo (Rússia), Turkcell Open Championship (Turkia) e 7 Colinas Roma (Itália). Já a italiana nacionalizada moçambicana Jannah Sonnenschein, nos Estados Unidos da América (EUA), vai participar em três torneios: Athletic Conference Championship Meet, em Huston (EUA); Campeonato Africano da Zona IV (Maurícias); Speedo Sectional Championship, em Austin (EUA). 

 

IGOR E JÉSSICA PRÓXIMOSDOS MÍNIMOS NOS “50 LIVRES” 

 

 

Conforme os dados disponibilizados pela Federação Moçambicana de Natação, Igor Mogne e Jéssica Cossa são os únicos que se apresentam mais próximos dos mínimos “B” em 50 metros livres. Os dois nadadores têm sensivelmente quatro meses para lutarem pelos mínimos.

 

Jéssica Cossa detém a marca de 26,81 segundos, estando a 64 centésimos do mínimo, fixado em 26,17. Igor Mogne regista, por seu turno, o tempo de 23,74 segundos, estando a 69 centésimos do mínimo, fixado em 23,05 segundos.

 

Jéssica Cossa concorre ainda em 200 livres; 50 e 200 costas, mas a diferença que a separa dos mínimos é comparativamente maior nestas especialidades, porque supera dois segundos.

 

Enquanto isso, Igor Mogne, que foi campeão de seniores e três vezes recordista absoluto nos últimos Campeonatos Nacionais, concorre ainda para os mínimos “B” nos 100 metros livres, estando a 97 centésimos. Igor Mogne detém 51,67 segundos, sendo que o mínimo “B” está fixado em 50,70.

 

Os restantes nadadores, nomeadamente Jannah Sonnenschein e Jéssica Vieira, têm poucas possibilidades de alcançar os mínimos. 

 

 

Jannah Sonnenschein concorre para o mínimo “B” nos 50, 100 e 200 livres; 100 costas; 100 e 200 bruços; 100 e 200 mariposa; e 200 estilos. Apenas em 50 livres regista a sua melhor marca (27,79), estando a 1,62 do mínimo “B”. Nas restantes especialidades Sonnenschein está a mais de dois segundos do alcance dos respectivos mínimos.

 

Jéssica Vieira concorre para o mínimo “B” apenas em 100 livres. Regista o tempo de 58,45 segundos, estando a sensivelmente dois segundos do mínimo (56,34).

 

LESÃO AFASTA DENILSON DA COSTA DA CORRIDA

 

O nadador Denilson da Costa (Tubarões), um dos fortes concorrentes aos mínimos e que nada intramuros, está fora da corrida para os Jogos Olímpicos devido à lesão contraída na clavícula, na sequência do desabamento do muro da Piscina Olímpica do Zimpeto. O atleta necessita de três meses para recuperação natural, na impossibilidade de uma intervenção cirúrgica.

 

É um tipo de lesão que exige uma regeneração natural, portanto, uma recuperação lenta”, explicou o pai do atleta.

 

Salientar que para além de Denilson estão também em processo de recuperação os atletas Valentim da Costa (irmão de Denilson) e Rui dos Santos, que sofreram traumatismo craniano na sequência do incidente. 

   

Denilson da Costa concorria nos 50 e 100 metros, estando respectivamente a 1,16 e 4,16 segundos dos mínimos “B”.

 

 

Fonte:Jornal Noticias

1 comentário

Comentar post