Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

“Moçambola” vai arrancar mesmo com dificuldades

 

O Campeonato Nacional de Futebol (Moçambola) vai acontecer nas datas habituais, apesar das dificuldades financeiras porque passa a Liga Moçambicana de Futebol (LMF), resultante da redução ou corte do financiamento à prova pelas empresas patrocinadoras.

 

O compromisso foi assumido ontem pelo Governo e direcção da LMF, durante uma audiência concedida pela Ministra da Juventude e Desporto, Nyeleti Mondlane, aos dirigentes da Liga e Federação Moçambicana de Futebol (FMF), com o propósito de avaliar o grau de preparação da época futebolística e os desafios inerentes à realização do “Moçambola”.

 

Naquele que foi o primeiro encontro com as direcções da federação e Liga de futebol, Nyeleti Mondlane ficou a saber que está cada vez mais difícil realizar o campeonato nacional no modelo actual, em que a LMF se responsabiliza pelo pagamento de transporte e alojamento dos 16 clubes e ainda prémios dos árbitros.

 

No final do encontro mantido com a ministra, o presidente da LMF, Ananias Couana, disse que o Governo se comprometeu a continuar a apoiar o “Moçambola” e constituiu-se um grupo de trabalho, tendo em vista superar os desafios inerentes à organização da competição.

 

Transmitimos à direcção do Ministério da Juventude e Desporto que estamos a trabalhar num programa e orçamento anual, e que na primeira semana de Fevereiro vamos realizar a assembleia-geral da Liga e pretendemos iniciar com o campeonato no dia 26 de Fevereiro, apesar das dificuldades financeiras que atravessamos”, referiu.

 

O dirigente explicou que o transporte aéreo constitui o maior encargo para a Liga e ficou mais caro desde o ano passado por consequência da introdução de novas taxas pelas LAM.

 

É nesta realidade que vai actuar o grupo de trabalho criado conjuntamente com o ministério, sempre com o compromisso de realizar o campeonato no calendário habitual. A situação económica do país não é favorável e as empresas ressentem-se dessa realidade, mas estamos a trabalhar”, concluiu.

 

Referir que a LMF agendou para dia 02 de Fevereiro próximo a realização da assembleia-geral ordinária, gala do “Moçambola” e sorteio da edição deste ano. Actualmente, a LMF está empenhada na renovação de contratos com os diferentes parceiros, devendo anunciar brevemente o vencedor do concurso público internacional para a transmissão televisiva dos jogos.

 

 

Fonte:Jornal Noticias