Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo
Segunda-feira, 04 DE Agosto 2014

MOÇAMBIQUE terminou em quarto lugar na classificação por países nos IX Jogos da CPLP que sábado findaram em Luanda, Angola. Este resultado constitui revés, pois Moçambique não conseguiu defender a terceira posição conseguida nos Jogos de Mafra, Portugal em 2012, portanto quedando-se para fora dos lugares do pódio no medalheiro.

 

 

Nem as 20 medalhas conquistadas neste evento, nomeadamente seis de ouro, cinco de prata e as restantes de bronze foram suficientes para colocar Moçambique num dos lugares de pódio. Angola acabou conseguindo um dos seus principais objectivos, que é alcançar o terceiro lugar (melhorou a sua prestação em um degrau), portanto relegando Moçambique para o lugar que ocupara nos Jogos de Mafra. Entretanto, Brasil conquistou os IX Jogos com 25 ouros, 10 pratas e 12 bronzes, destronando e relegando Portugal ao segundo posto.

 

 

Os portugueses foram vencedores da anterior edição, na qual Brasil ficou em segundo. Amealharam em Luanda 11 ouros, 19 pratas e 12 bronzes, seguidos de Angola, em terceiro, com seis medalhas de ouro, nove de prata e 17 de bronze. Moçambique ficou em quarto com seis ouros, cinco pratas e nove bronzes, vindo depois Cabo Verde com três de prata e quatro de bronze. Portanto, Moçambique foi superado pelos angolanos por via das medalhas de prata, tendo em conta que tiveram o mesmo número de ouros que os moçambicanos e que são as que contam mais na classificação. São Tomé e Príncipe ficou em sexto com uma de prata e duas de bronze.

 

 

Timor-Leste não conquistou qualquer medalha. Aliás, os timorenses se fizeram representar apenas no torneio de futebol, curiosamente na série de Moçambique. O encerramento dos IX Jogos da CPLP, que inicialmente estava agendado para o pavilhão multiuso e coberto em Kilamba, acabou acontecendo no Estádio dos Coqueiros, onde teve lugar a final do torneio de futebol, ganho por Portugal, que derrotou Angola por 2-1. Perante milhares de pessoas que acorreram ao recinto, a organização declarou encerrados os Jogos, perante a presença de figuras do Estado e do Governo angolano, e a Comissão Desportiva da CPLP anunciou a realização do próximo evento em Cabo Verde em 2016.

 

 

Os IX Jogos foram, de acordo com a organização, os mais abrangentes de sempre, tendo juntado perto de 800 pessoas, das quais 468 foram atletas e 268 técnicos (sendo 118 do sexo feminino), e contemplado mais três modalidades que as habituais. O regulamento dos Jogos estabelece como modalidades fixas futebol, basquetebol, atletismo convencional e adaptado, andebol, vólei de praia, ténis de campo. Sob a proposta de Angola, a IX edição contou com natação em águas abertas, judo e ténis de mesa, portanto inovações dos Jogos da CPLP.

 

 

Falando no encerramento do evento, o Ministro angolano da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, enalteceu o espírito de “fair-play” que norteou os Jogos, fazendo votos que até à edição de 2016, em Cabo Verde, haja melhoria competitiva e que os laços de amizade, irmandade e fraternidade sejam consolidados entre os países da comunidade lusófona. “Até breve e boa viagem”, elucidou Muandumba, num acto que culminou com a entrega do testemunho a Cabo Verde.

 

 

 

Fonte:Jornal Noticias

 

publicado por Vaxko Zakarias às 10:57
 O que é? |  O que é? | favorito
Agosto 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
16
17
23
24
27
28
29
30
31
tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Joga se hoje em Lichinga ataça de Moçambiqui as fo...
Eu acho que já é o momento para a Federação Moçamb...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
Para auxiliar no treino nada melhor do que receita...
Entao e em 2016 nao havera????
Gostaria de salientar que a tentativa de mínimo nã...
blogs SAPO