Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo
Quarta-feira, 30 DE Julho 2014

 

MOÇAMBIQUE já contabiliza 15 medalhas, das quais seis de ouro (cinco conquistadas pelo atletismo para a pessoa portadora de deficiência e uma pelo atletismo convencional), cinco de prata, também amealhadas pelo atletismo adaptado, três de bronze (uma pelo atletismo convencional, pelo voleibol de praia e duas pelo judo), nos IX Jogos da CPLP que decorrem em Luanda, a capital de Angola.

 

Com estes números Moçambique superou as expectativas em relação ao desempenho esperado neste evento, que reúne sete países falantes da língua portuguesa, à excepção da Guiné-Bissau, suspensa por razões políticas.

 

 

A atleta Edmilsa Governo, não Edmilson como referenciámos erradamente na edição de ontem, é a atleta que mais contribuiu com o ouro, ao conquistar as provas de 100, 200 e 400 metros no atletismo adaptado. Hilário Chavela, nos 100 metros, e Denise das Dívida, em salto e comprimento, também no atletismo para a pessoa portadora de deficiência, mais Teresa Gabriel, nos 400 metros, isto no atletismo convencional, elevaram a contagem de ouro para seis, colocando Moçambique num lugar de destaque neste evento.

 

 

As medalhas de prata foram de autoria de Denise das Dívidas (três) e Hilário Chavela (duas). Denise das Dívidas ficou em segundo lugar nos 100, 200 e 400 metros, enquanto Hilário Chavela ocupou a preciosa posição nos 200 e 400 metros. O bronze que honrou o atletismo convencional foi, por seu turno, amealhado por Jéssica Manhique, também nos 400 metros.

 

 

Entretanto, o atletismo, com destaque para o adaptado, cujo torneio durou dois dias (domingo e segunda-feira), projectou Moçambique para a manutenção do terceiro lugar na classificação por países, conseguido em Portugal. No entanto, cabe agora às restantes modalidades darem o seu contributo de modo que Moçambique consiga a manutenção ou superação deste precioso lugar.

 

Aliás, o judo já deu a sua contribuição com duas medalhas de bronze, amealhadas por Kevin Loforte, na categoria dos -66kg, e Natália Tajú, nos -48 kg. Este é um feito que merece destaque, tendo em conta que o judo é uma das modalidades que, tal como a natação em águas abertas e ténis de mesa, entram pela primeira vez nos Jogos da CPLP. Tal como a modalidade de atletismo e natação em águas abertas, cujos torneios duraram entre um e dois dias, o judo também foi disputado num único dia.

 

O torneio de vólei de praia também teve o seu epílogo ontem, com a selecção nacional feminina a conquistar uma medalha de bronze depois de vencer nas meias-finais o par angolano por 2-1 com os parciais de 19-21, 21-10 e 15-13. A selecção masculina, composta pelo par Osvaldo Mungói/João Tovela, não teve a mesma sorte, tendo sido derrotada pela dupla angolana no acesso ao bronze.

 

 

Com estes resultados apenas uma medalha separa, do ponto de vista numérico, Moçambique das conquistadas nos últimos Jogos realizados em 2012 em Mafra, Portugal. Foram 16 medalhas conseguidas em Portugal, das quais duas de ouro, seis de prata e oito de bronze. Portanto, Moçambique já superou objectivamente o “recorde”, pois contabiliza seis ouros, o que pesa muito para a classificação geral dos países no epílogo deste evento, no sábado.

 

 

SALVADOR NHANTUMBO, em Luanda

 

 

 

 


Fonte:Jornal Noticias

publicado por Vaxko Zakarias às 11:33
 O que é? |  O que é? | favorito
Julho 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
14
19
20
26
28
tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Joga se hoje em Lichinga ataça de Moçambiqui as fo...
Eu acho que já é o momento para a Federação Moçamb...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
Para auxiliar no treino nada melhor do que receita...
Entao e em 2016 nao havera????
Gostaria de salientar que a tentativa de mínimo nã...
blogs SAPO