Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo
Sexta-feira, 01 DE Agosto 2014

MOÇAMBIQUE poderá elevar de 20 para 23 o número de medalhas conquistadas nos IX Jogos da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), em caso de as selecções de futebol e basquetebol masculino e andebol feminino logrem sucessos nos encontros que terão lugar hoje e amanhã, data do encerramento do evento.

 

Aliás, as três selecções vão lutar pelo terceiro lugar, que dá direito a medalha de bronze.Infelizmente, a selecção nacional de futebol de sub-17 foi a última hora relegada ao segundo lugar da série A, na qual terminou empatado em pontos (7) com Angola, que ontem venceu Timor Leste por 2-1, na derradeira jornada do grupo, redimindo-se da derrota com os timorenses na primeira volta, por 1-0.

 

A organização dos Jogos deu conta de que o critério de apuramento, em caso de igualdade pontual no fim da fase de grupos, seria o resultado registado no desempate por grandes penalidades nos encontros entre os intervenientes. Moçambique empatou com Angola na primeira volta (0-0), depois de golear na estreia Timor Leste, por 4-1. Em virtude do empate com angolanos, as duas selecções foram submetidas a grandes penalidades, tendo Moçambique ganho por 4-3.

 


 De acordo com a organização, o resultado do desempate não contava para a classificação, mas sim para a decisão do vencedor da série em caso de igualdade pontual entre os intervenientes no fim da fase preliminar. Os “Mambinhas” voltaram a vencer Timor (1-0), no arranque da segunda volta, mas perderam com Angola no seu último jogo, curiosamente por 1-0.

Eis que a organização lança um novo dado, que ressalta o apuramento do vencedor da série, em caso de igualdade pontual, no confronto directo, alegando que o desempate por grandes penalidades ao longo das jornadas serviria como último recurso, portanto abrindo espaço para que Angola transitasse para a final prevista para as 10:00 horas de amanhã (11:00 horas de Maputo), data do encerramento dos Jogos.

 

Este argumento foi fortemente contestado pela equipa técnica moçambicana e foi visto como uma forma de salvar a honra do anfitrião. Aliás, Dário Monteiro ficou surpreendido e inconformado com o facto.

 

 Os angolanos vão disputar a final com Portugal, que, em virtude da vitória ontem sobre Cabo Verde, o seu principal rival na série B, também por 2-1, acabou se destacando no grupo com 10 pontos, contra sete dos cabo-verdianos. A final terá lugar no Estádio dos Coqueiros. Portanto, Cabo Verde é o adversário de Moçambique para o apuramento do terceiro lugar, também amanhã, no Estádio da Cidadela Desportiva.  

 

 

SALVADOR NHANTUMBO, em Luanda

 

 

 

 

Fonte:Jornal Noticias

publicado por Vaxko Zakarias às 10:34
 O que é? |  O que é? | favorito
Agosto 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
16
17
23
24
27
28
29
30
31
tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Joga se hoje em Lichinga ataça de Moçambiqui as fo...
Eu acho que já é o momento para a Federação Moçamb...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
Para auxiliar no treino nada melhor do que receita...
Entao e em 2016 nao havera????
Gostaria de salientar que a tentativa de mínimo nã...
blogs SAPO