Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo
Segunda-feira, 01 DE Junho 2015
SOB o lema “Estudantes Solidários e Proactivos”, o Ministro da Educação, Jorge Ferrão, lançou, sábado, no pavilhão do Maxaquene, a 12.ª ediçãodo Festival Nacional dos Jogos Escolares, evento que terá lugar na cidade de Pemba, Cabo Delgado, em Agosto próximo.


Na cerimónia, viveram-se momentos verdadeiramente emotivos, onde a música e a dança marcaram presença, à semelhança do que tem sido hábito em ocasiões do género. Um dos momentos mais altos foi quando o ministro da Educação proferiu o discurso oficial do lançamento do mega evento que juntará, em Pemba, dentro de pouco mais de dois meses, milhares de crianças provenientes de escolas de todo o país.


“É com muita satisfação que hoje (sábado), neste histórico pavilhão do Maxaquene, local onde se encontram gravados momentos sublimes e memoráveis do nosso desporto, procedemos ao lançamento do 12.º Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares, Cabo Delgado-2015, que decorrerá sob o lema Estudantes Solidários e Proactivos”. Foi desta forma que Jorge Ferrão começou por se dirigir aos presentes, num discurso em que alertou para a necessidade do espírito de desportivismo, festa e da solidificação da unidade nacional se fazerem sentir a cada dia deste evento que já vai na sua 12.ª edição.


“Ao lançarmos o festival, aqui na capital do país, fazemo-lo certos de que esta alegria que se vive no Pavilhão do Maxaquene seja verdadeiramente contagiante, e a sua força chegue a todas as províncias, sobretudo porque, como sabemos, em todas as províncias os atletas já estão a preparar-se afincadamente com os olhos postos em Cabo Delgado. É nosso desejo que este movimento de preparação dos atletas e das selecções decorra numa atmosfera de desportivismo e que cada província apresente no festival nacional os seus melhores atletas. Esperamos que sirva de elo de convergência dos moçambicanos e de solidificação da unidade nacional”, sublinhou.


Jorge Ferrão é de opinião que os Jogos Escolares de Pemba abrem uma nova era da competição. “O 12.º Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares marca uma transição para uma nova concepção. Para além da componente iminentemente desportiva, em que se procuram os campeões no campo de jogos, queremos que deste evento saiam também campeões do patriotismo, da moçambicanidade, da paz, da solidariedade, da proactividade, da ética, da moral, da auto-estima e do orgulho de pertencerem a uma nação que se orgulha da sua juventude.


APRESENTAÇÃO DO LOGÓTIPO E O HINO NA VOZ DE GABRIELA


Entretanto, minutos antes do espaço para os discursos, Jorge Ferrão, na companhia da governadora da província de Cabo Delgado, Celmira da Silva, fizeram cair o “manto” que cobria o logótipo dos Jogos Escolares, um desenho bastante criativo onde se pode ver a chama da unidade nacional com o toque bem desportivo como não poderia deixar de ser.


A cerimónia começou praticamente com o hino nacional “Pátria Amada” a ser entoado pela cantora Gabriela que foi acompanhada pela Orquestra Juvenis e Grupo Coral Xiquitsi.


Ainda houve mais música moçambicana com Gabriela, o grupo Afro Madjaha, Liza James, Tofo Tofo, Cizer Boss e New Joint a animarem a festa que ainda foi abrilhantada pelos grupos culturais das Escolas da Josina Machel e Francisco Manyanga; demonstração coreográfica de mini–básquete por parte de crianças da Escola de Jogadores do Clube Ferroviário de Maputo e apresentação de ginástica desportiva por adolescentes e jovens da cidade de Maputo



Fonte:Jornal Noticias
publicado por Vaxko Zakarias às 10:04
 O que é? |  O que é? | favorito
Junho 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Joga se hoje em Lichinga ataça de Moçambiqui as fo...
Eu acho que já é o momento para a Federação Moçamb...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
Para auxiliar no treino nada melhor do que receita...
Entao e em 2016 nao havera????
Gostaria de salientar que a tentativa de mínimo nã...
blogs SAPO