Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

LIGA MUÇULMANA, 1 – CNAPS DA MADAGÁSCAR, 0: ALGO COMPROMETEDOR!

ESCASSO e algo comprometedor é o resultado conseguido pela Liga Muçulmana frente ao Cnaps Sport da Madagáscar, que deixou o charme de um futebol da primeira linha, pecando pela inexperiência e atitude a tomar nos momentos decisivos. Permitam-nos afirmar que se não fosse aquele lance de bola parada, que culminou com o golpe de cabeça de Sonito, a Liga poderia ter comprometido cada vez mais a eliminatória, que será decidida a “ferro e fogo” no terreno malgaxe. A equipa da casa acusou falta de ritmo e velocidade, para além de que abriu espaço para que os malgaxes jogassem ao seu belo prazer, com toques de primeira e alta capacidade de circulação de bola. Sem dúvidas que a equipa visitante denotou grande qualidade técnica e táctica, actuando com muita frieza, mas pecando por falta de atrevimento e objectividade quando chegasse próximo da baliza defendida por Milagre.   

 

 

Com um meio campo bastante activo e povoado – cinco homens deram corpo à construção do jogo malgaxe- os forasteiros tiveram maior mobilidade e desdobraram-se a largura de todo o terreno, explorando a capacidade técnica de alguns dos seus jogadores, com destaque para o “capitão” Nono, que deu muito trabalho à defensiva muçulmana, mas incapaz de lograr os seus intentos perante o policiamento de que era alvo de Gildo e Aguiar, que faziam a dupla de centrais. Mesmo assim, teve mérito nas combinações com Sina e Nia, que actuavam pouco inclinado à direita e esquerda do ataque. Destes, houve alguns rasgos, mas com tiros frouxos e desenquadrados com a baliza. Aliás, os malgaxes procuram a todo custo penetrar a zona da Liga, na incapacidade de explorar os flanqueamentos.  

 

 

Quem soube explorar o jogo flanqueado é a Liga Muçulmana, com Kito a revelar-se excelente nas suas subidas pela ala direita e cruzamentos tensos para a área. Porém, a turma malgaxe actuava perfeitamente em todos os sectores, defendendo com alguma mestria e algumas intervenções de vulto do seu guarda-redes (Leda).

 

 

 

JOGO ABERTO COM  DESPIQUES INTERESSANTES

 

 

O que tornou o jogo entre a Liga e Cnaps interessante foi de como as duas equipas colocarm-se em campo e a opção, de ambas partes, dum jogo aberto ao ataque e que resultou em alguns despiques interessantes de cada lado.

 

 

O Cnaps foi o primeiro a tirar um lance vistoso, com a colocação de Nia para entrada de Sinai. Mas o remate saiu frouxo, passavam 12 minutos. O porimeiro quarto de jogo revelou-se bastante difuso para a turma da casa, que ficou surpreendido com a disposição táctica da turma visitante no terreno (4x5x1), que conferiu maior circulação de abola e excelentes movimentações com passes curtos e precisos. Esta maneira de jogar permitiu aos malgaxes actuarem com alguma facilidade, com forte ameaças à entrada da grande área.

  

 

Porém, os malgaxes apanharam um golpe duro quando tudo lhes corria com alguma perfeição. A Liga ganhou um pontapé de canto, aos 14 minutos, Liberty bateu para o primeiro poste, onde surgiu Gildo a simular desvio, confundindo a defensiva e permitindo que Sonito, boca da baliza, desferisse um golpe de cabeça certeiro. Com este tento, esperou-se por uma Liga mais actuante e atrevida. Porém o Cnaps não deixou-se intimidar e manteve-se firme nos seus objectivos. Arregaçou as mangas e quatro minutos depois deu aviso à navegação, com Nono a assistir Tojok e este atirar, à entrada da grande área, ligeiramente por cima do travessão.

 

 

Vendo-se em desvantagem em termos de jogo jogado, a Liga mexeu tão cedo no seu xadrez. A entrada de Avelino para o lugar do apático Imo trouxe algo acrescido na construção do jogo ofensivo, face a boa visão do jogo deste jovem médio-ofensivo. Teve uma soberba ocasião, aos 33 minutos, mas o remate foi frouxo junto da linha limite da grande área.

 

 

A Liga começou a evoluir e, na impossibilidade de penetrar a zona, Sonito encheu o pé fora da grande área, tendo a bola saído pouco por cima do travessão, aos 39 minutos.Em resposta, já em cima da primeira metade, Jimmy rematou colocado por cima da barra.

 

 

Fonte:Jornal Noticias