Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo
Quarta-feira, 19 DE Julho 2017

 

ERCÍLIA Orlando Bombe, do atletismo, na especialidade dos 150 metros, é a corredora de que mais se fala nestes dias em Gaza. Ontem, a jovem atleta de 16 anos, natural de Chibuto, por sinal distrito onde reside, sagrou-se campeã dos 1500 metros femininos.

 

É a nossa figura da semana nesta rubrica, ela que pratica o atletismo com regularidade desde 2015. Veloz, resistente, jovial e, acima de tudo, astuta, Ercília tem uma ídolo; Maria de Lurdes Mutola. “O meu sonho é tornar-me na segunda Lurdes Mutola. Admiro muito a ela, por tudo o que fez pelo país. Foi uma grande atleta a qual gostaria de repetir o que fez”, disse.

 

Por incrível, o início da carreira de Ercília no atletismo tem algo comum e marcante com o arranque do percurso da “Menina de Ouro”.

 

Porque? Ercília despontou no futebol e por causa da sua grande velocidade foi aconselhada a trocar o rectângulo pelas pistas, o mesmo que aconteceu com Lurdes, cujo ingresso no atletismo foi incentivado pelo consagrado falecido escritor José Craveirinha, que a aconselhou a deixar os pelados de Chamanculo para iniciar uma carreira que dispensa apresentações.

 

Quem me aconselhou a vir ao atletismo foi o meu treinador de futebol no Chibuto, porque notou que eu corria muito nos jogos. Apresentou-me a uma treinadora de atletismo que rapidamente ensinou como me comportar nas pistas. Tratou BI para mim de modo a facilitar a minha participação nas competições. Hoje estou adaptada ao atletismo e faço com todo o gosto”, relata Ercília, visivelmente satisfeita com a vitória ontem nos Jogos Escolares, tendo nessa final suplantada a forte oposição de Manica, Tete, Zambézia ou cidade de Maputo.

 

Foi uma corrida muito intensa. Resguardei-me para o fim, sendo que recta final fiz o ‘sprint’ rumo à meta. Estou feliz”, sublinha que conseguiu um raro primeiro lugar para Gaza em provas de fundo neste tipo de competições. Ercília faz igualmente a corrida dos 3000 metros, uma especialidade que confessa ainda não ter atingido o patamar em que se encontra actualmente nos 1500. É estudante da 10.ª Classe na Escola Secundária de Chibuto. Diz praticar o atletismo quase todos os dias. Afasta a hipótese de se desviar da modalidade e dos estudos devido às vicissitudes da adolescência.

 

 

Fonte:Jornal Noticias

publicado por Vaxko Zakarias às 11:12
 O que é? |  O que é? | favorito
Julho 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
14
15
16
22
23
28
29
30
31
tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Joga se hoje em Lichinga ataça de Moçambiqui as fo...
Eu acho que já é o momento para a Federação Moçamb...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
Para auxiliar no treino nada melhor do que receita...
Entao e em 2016 nao havera????
Gostaria de salientar que a tentativa de mínimo nã...
blogs SAPO